Avaliação Institucional e do Desempenho

A UC está organizada de forma a que os seus objetivos correspondam a metodologias diversificadas inerentes às atividades formativas e avaliativas que o formando deve desenvolver e que estão  identificadas e organizadas nas modalidades presencial e à distância síncronas e assíncronas, permitindo ao formando a construção do conhecimento e o desenvolvimento integrado de competências.

Serão realizadas sessões de tutoria e disponibilizados fóruns virtuais, de modo a oferecer suporte técnico e social permanente a todos os estudantes e serão avaliados através de:

MODALIDADES

Presencial – 6h contacto

Trabalho prático (grupo ou Individual) 50%

Apresentação oral do Trabalho Final 20%

Note-se que, a avaliação sumativa, realiza-se na última sessão da modalidade presencial.

Distância síncrona – 6h de contacto

Envolvimento/Participação 20%

Distância assíncrona – 8h de contacto

Envolvimento/Participação 10%

– conhecer e analisar as políticas e os modelos da avaliação das escolas e demais organizações educativas

– identificar, discutir e integrar os instrumentos e os processos de avaliação numa lógica da aprendizagem e do desenvolvimento organizacional

– conhecer e relacionar a produção de conhecimento científico em educação e as políticas de promoção da avaliação das escolas (institucional e do desempenho)

– conhecer as aplicações dos descritivos funcionais e dos perfis de exigências e de competências em diferentes contextos organizacionais

– dominar conhecimentos relativos a instrumentos normativos e ferramentas técnicas de avaliação associadas ao exercício de funções de gestão nas organizações educativas

– avaliar criticamente o nível de implementação de sistemas de gestão do desempenho numa organização

1.  A avaliação institucional e do desempenho: conceitos e paradigmas

1.1. conceitos de avaliação, medida e classificação

1.2. pressupostos da avaliação

1.3. âmbito, natureza, funções e consequências da avaliação

2.  Domínios da avaliação Institucional e do Desempenho

2.1.  avaliação Institucional (Escolas)

A)  teorias e modelos de Avaliação Educacional

B)  organizações educativas, aprendizagem e desenvolvimento organizacional

C)  enquadramento legal, avaliação e política em educação

D)  avaliação interna e avaliação externa

E)   eficácia e melhoria das organizações educativas

2.2. Avaliação do Desempenho (desenvolvimento profissional)

A)   análise do trabalho ou das funções. Perfis de exigências, de atributos e de competências. Diretórios de competências

B)    pressupostos e dimensões da Avaliação do Desempenho Docente e Não Docente

C)    ferramentas de Avaliação do Desempenho Docente e Não Docente

D)    potencialidades e Desafios dos processos de Avaliação de Desempenho

Avaliação místa
  • - Envolvimento/participação - distância síncrona - 20.0%
  • - Trabalho Individual e/ou de Grupo - 50.0%
  • - Apresentação ora do trabalho final - presencial - 20.0%
  • - Envolvimento/participação - distância assíncrona - 10.0%

Afonso, A. J. (2012). Para uma concetualização alternativa de accountability em educação. Educação & Sociedade, 33 (119): 471-484.

Coelho, A., Cohen, A. & L. Oliveira (2010a). Novo Guia de Avaliação de Desempenho Docente. Lisboa: Texto Editora

Costa, E., & Almeida, M. (2020) (coord.). Autonomia e autoavaliação da escola: análise de processos de regulação. Lisboa: IE-ULisboa (E-Book)

Dierkes, M. et al. (2001). Handbook of Organizational Learning and Knowledge. Oxford: Oxford U.P. Ehren, MCM, Gustafsson, V, Altrichter, H., Skedsmo, G., & Kemethofer, D. (2015). Comparing effects and side effects of different school inspection systems across Europe. Comparative education 51 (3), 375-400

Lima, L. (2015). A avaliação institucional como instrumento de racionalização e o retorno à escola como organização formal. Educação e Pesquisa, 1339-1352.