Avicultura Biológica

Conhecimentos de Base Recomendados

Anatomia e Fisiologia – Zootecnia geral – Nutrição

Métodos de Ensino

As metodologias de ensino são estimuladoras da participação do aluno e da aprendizagem ativa, nomeadamente através de pesquisa orientada. As componentes teóricas são expostas com uso a powerpoint, uso do quadro e leitura de artigos. A prática inclui várias tarefas no aviário pedagógico da ESAC – pesagens, registos, avaliação de produtividade e pontuação de bem-estar. Pesquisa ou preferencialmente, projeto, sobre produção de aves em modo de criação biológico. Ainda, a realização de visita a unidades de produção empresarial.

Resultados de Aprendizagem

O aluno deve ficar apto a gerir, planear e conceber uma unidade produtiva em MPB tendo em atenção aspetos fulcrais: um elevado estatuto sanitário, condições de alojamento e maneio consentâneas com o seu comportamento natural, minimizando o recurso à medicamentação e produzindo alimentos seguros e de qualidade, seguindo a legislação específica de produção biológica. Deve ainda saber reduzir os in puts na exploração e atender à diversidade e aos condicionamentos ambientais.

Programa

Noção de mercado dos produtos avícolas biológicos. Conhecer a anatomia e fisiologia das aves com especial enfoque nos aspectos de aplicação. As raças portuguesas de galináceos e as estirpes mais usadas e adaptadas aos sistemas de ar livre. As necessidades fundamentais das aves. Comportamento e bem-estar; avaliação do bem-estar da ave: produtivo, comportamental e fisiológico. Pontuação da condição da plumagem e feridas de bicagem/canibalismo. Imposições legais referentes ao ambiente, abate de aves, comercialização de carne e ovos. Alimentação, saúde e biossegurança. Maneio e alojamento. registos técnicos, sanitários e medicamentosos, de acordo com a regulamentação em vigor.

Docente(s) responsável(eis)

Métodos de Avaliação

FREQUÊNCIA
  • - Dois testes escritos - 50.0%
  • - 1 Projeto avícola - 50.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Soil Association. Organic Poultry Production. 2009. www.soilassociation.org/foodandfarming. Lampkin, N.
Organic Poultry Production. Final report to MAFF. The University of Wales, 1997. ISBN 0902124 62 5. RODET, J.-C.. Factores de produção Animal. Elementos para o êxito da pecuária biológica. Instituto Natural de  Recursos Ecológicos, 2005. RODET, J.-C.. Factores de produção Animal. Elementos para o êxito da pecuária biológica. Instituto Natural de Recursos Ecológicos, 2005. Soil Association.. Managing organic laying hens.DEFRA, s.d. RODET, J.-C.. O frango. Alimentação biológica e cuidados naturais alternativos. AGROBIO,Associação Portuguesa de Agricultura Biológica.[s.d.] RODET, J.-C.. Factores de produção Animal. Elementos para o êxito da pecuária biológica. Instituto Natural de Recursos Ecológicos, 2005. O’Connell and Lynch, B. Organic Poultry Production in Ireland. 2004. RODET, J.-C.. Factores de produção Animal. Elementos para o êxito da pecuária biológica. Instituto Natural de Recursos Ecológicos, 2005. Sosnówka-Czajka et al. (2010). Effect of different housing systems on productivity and welfare of laying hens. Annals of Animal Science. https://www.researchgate.net/publication/286614868 . Soil Association. Rearing organic poultry for meat. DEFRA, s.d.