Conhecimentos de Base Recomendados
Princípios de Marketing; Comportamento do Consumidor e Marketing Estratégico
Métodos de Ensino
Aulas teórico-práticas, abordando os últimos desenvolvimentos teóricos, enquadrados na prática empresarial actual.
Slides em Powerpoint, disponibilizados aos alunos.
Recurso a pequenos vídeos sobre os diferentes itens do programa, demonstrando a realidade actual da actividade das empresas no âmbito dos relacionamentos B2B.
Resultados de Aprendizagem
Pretende-se que os alunos adquiram una visão abrangente (académica e prática) da problemática actual do B2B Marketing.
A disciplina tem como objectivos:
– Apresentar e discutir as diferenças entre mercados B2B e mercados B2C;
– Apresentar e discutir as ferramentas conceptuais básicas de Marketing em contexto Business-to-Business;
– Avaliar a natureza e papel dos relacionamentos, como parte da base de recursos das empresas, na
compreensão, criação e geração de valor com vista a entender e influenciar os mecanismos de criação e
entrega de valor para o comprador organizacional;
Competências a desenvolver:
– Desenvolver aptidões para compreender as decisões de marketing e de compras em empresas B2B para
desenvolver nos alunos capacidades de análise e decisão sobre as principais variáveis de Marketing num
processo integrado de gestão organizacional;
– Saber incorporar os relacionamentos e as redes no desenvolvimento da estratégia de marketing das
empresas;
– Estimular e desenvolver a capacidade de análise crítica de forma a motivar a investigação na área.
Programa
1. Introdução ao B2B Marketing
1.1 Desenvolvimento do conceito de valor e da oferta total
1.2 Comparação entre Marketing B2B e B2C
2. Tipologia (classificação) de clientes, organizações e mercados
2.1 Os diferentes tipos de clientes empresariais
2.2 As diferentes categorias de profissionais de marketing
3. Comportamento organizacional e comportamento de compra
3.1 O processo de decisão do consumidor
3.2 O centro de compras
4. O quadro legal e regulamentar (contexto)
4.1 Legislação empresarial (comercial) num mercado livre
4.2 As implicações e nuances no marketing B2B dessas restrições
5. Conceitos e contextualização da estratégia B2B
5.1 Compreender o valor da estratégia e o seu papel numa organização complexa
5.2 O processo de planeamento para a definição e execução da estratégia de negócios
6. Pesquisa de mercado e análise da concorrência
6.1 A justificação para a pesquisa de marketing em mercados B2B
6.2 Etapas do processo de pesquisa de mercado
6.3 Diferenças entre os mercados de consumo e os mercados B2B
7. Segmentação, targeting e posicionamento
7.1 A segmentação como ferramenta de gestão de mercados e recursos
7.2 Desenvolver uma segmentação com base nos conceitos de valor e cadeia de valor
8. Desenvolvimento de produtos/serviços e oferta de valor
8.1 O envolvimento de clientes e fornecedores no desenvolvimento de novas ofertas
8.2 O papel do marketing no processo de desenvolvimento de produtos
9. Inovação e competitividade
9.1 A aplicação do marketing empreendedor e da inovação para competir nos mercados B2B
9.2 Percepções e percepções equivocadas sobre inovações
10. Preços em mercados B2B
10.1 A relação entre valor percebido e preço. As relações entre custo e preço
10.2 Que dimensões do B2B pricing são estratégicas e quais são táticas?
11. Desenvolvimento e planeamento de negócios
11.1 Compreender as distinções entre funções de ‘linha’ e funções de ‘desenvolvimento’ numa organização
11.2 Os diferentes tipos de previsão e a integração da informação de mercado na organização
12. Selling em B2B
12.1 O papel das vendas e do vendedor nas organizações B2B
12.2 As diferenças entre vender em mercados B2B e vender em mercados de consumo
13. Branding em B2B
13.1 A criação e aplicação da gestão de marcas para competir em mercados B2B
13.2 Como implementar a gestão de marca no marketing B2B
14. Relações com distribuidores e cadeia de abastecimento
14.1 Compreender os princípios da concepção-criação dos canais e da entrega da utilidade económica aos clientes
14.2 Compreender as redes de valor e as relações com os canais de marketing
15. Comunicação com o mercado
15.1 Diferenças entre promoção em mercados de consumidores e promoção em mercados B2B
15.2 Tipos de ferramentas de promoção utilizadas no marketing B2B
Docente(s) responsável(eis)
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Blythe, J. and Zimmerman, A. (2022), Business to Business Marketing Management, A Global Perspective, 4rd ed., Routledge (Referência básica do curso)
Vitale, R. Giglierano, J and Pfoertsch, W. (2011), Business to Business Marketing: Analysis and Practice, International Edition, Pearson.