Conhecimentos de Base Recomendados
Biologia do ensino secundário.
Métodos de Ensino
Componente teórica: exposição dos conteúdos com recurso a meios audiovisuais, com estímulo à interatividade, promovendo a reflexão e o espírito crítico. Recorrer-se-á a estudos de caso.
Componente teórico-prática: serão desenvolvidas atividades de pesquisa bibliográfica com promoção da capacidade crítica, da autonomia e comunicação científica.
Resultados de Aprendizagem
O aluno deve adquirir conhecimentos:
- Obter uma perspetiva global do funcionamento da célula e suas implicações em termos evolutivos, morfogenéticos, bioenergéticos e na organização de sistemas biológicos complexos.
- Compreender o funcionamento da célula (eucariótica em particular) e consequentemente do próprio organismo.
- Identificar os organelos e estruturas celulares, relacionar estrutura-função e conhecer a forma como os vários processos se interrelacionam e contribuem para a integridade funcional.
- Relacionar o modo de ação dos fármacos com os alvos celulares.
O aluno deve adquirir aptidões para:
- Identificar e explicitar contextos funcionais, suas implicações e possíveis vias de intervenção farmacológica.
O aluno deve adquirir competências para:
- Mobilizar os conhecimentos no sentido da interligação da biologia celular com as aplicações na farmácia e biomedicina.
- Analisar criticamente e mobilizar a informação adquirida a partir da literatura científica.
- Organizar e desenvolver comunicação em ciência.
Programa
1. Introdução ao estudo da célula. Organização biológica. (1h)
2. Célula: (1h)
Célula procariótica versus célula eucariótica.
Célula vegetal e célula animal.
Estrutura e função dos organelos celulares.
3. Núcleo e organização nuclear. (1h)
4. Membrana plasmática: (3h)
Estrutura e função.
Transporte transmembranar, endocitose e exocitose.
Recetores membranares e transportadores como alvos de terapêutica farmacológica.
Especializações de membrana e moléculas de adesão.
Potencial de membrana e potencial de ação.
5. Comunicação celular: (2h)
Vias de sinalização intercelular e vias intracelulares de transdução de sinal.
6. Citoesqueleto: estrutura, dinâmica e alvos subcelulares na terapêutica farmacológica. (1h)
7. Sistema endomembranar: Retículo Endoplasmático, Complexo de Golgi, lisossomas e peroxissomas. (1h)
8. Síntese, endereçamento e vias de degradação de proteínas (mecanismos UPR e ERAD). (1h)
9. Mitocôndrias e bioenergética.(2h)
Mitocôndria, envelhecimento e proliferação tumoral.
10. Divisão e diferenciação celular; células estaminais; Ciclo celular: (2h)
Controle do ciclo celular; Apoptose.
Alvos na terapêutica farmacológica do cancro.
MATRIZ TEÓRICO-PRÁTICA
Pesquisa, discussão e análise crítica de artigos científicos da especialidade.
Docente(s) responsável(eis)
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Bibliografia primária:
Azevedo C, Sunkel CE (2012). Biologia Celular e Molecular, 5ª edição, LIDEL.
Alberts, B. et al (2017). Fundamentos de Biologia Celular, 4ª edição, Artmed.
Bibliografia secundária:
Alberts, B. et al (2018). Essential Cell Biology, 5nd edition, Garland Science.
Lodish et al. (2015). Biologia Celular e Molecular, 7ªed. panamericana.
Artigos publicados em revistas científicas internacionais.