Biologia Celular e Molecular

Conhecimentos de Base Recomendados

Biologia do ensino secundário.

Métodos de Ensino

Os conteúdos teóricos serão expostos com recurso a meios audiovisuais interativos, envolvendo os alunos em reflexão crítica. Desenvolver-se-ão atividades tais como PBL-Problem-based learning com discussão de estudos de caso.
Na componente teórico-prática aplicar-se-ão os conteúdos adquiridos. Os alunos desenvolverão trabalho de pesquisa bibliográfica, promovendo a capacidade crítica, a autonomia e a comunicação científica.

Resultados de Aprendizagem

Os alunos deverão adquirir os conhecimentos:

  1. Obter uma perspectiva global do funcionamento da célula, identificar os diversos organelos celulares e relacionar estrutura/função.
  2. Compreender a importância dos alvos celulares na terapêutica farmacológica;
  3. Compreender os processos de morte celular;
  4. Conhecer metodologias analíticas em Biologia molecular para caracterização de ácidos nucleicos e de proteínas;

No final da unidade curricular os alunos deverão estar aptos a:

  • Deter uma visão holística do funcionamento da célula (eucariótica em particular) ; Identificar os organelos e estruturas celulares, a sua organização e entender a relação estrutura-função;
  • Relacionar o modo de ação dos fármacos com os alvos celulares;
  • Identificar a técnica analítica adequada ao objetivo.
  • Identificar e explicitar contextos funcionais, suas implicações e possíveis vias de intervenção farmacológica.

O aluno deve adquirir competências para:

  • Mobilizar os conhecimentos no sentido da interligação da biologia celular e molecular com as aplicações na farmácia e biomedicina.
  • Saber utilizar as bases de dados de pesquisa bibliográfica de artigos científicos e analisar criticamente a literatura científica de especialidade.

Programa

Matriz T

A- A CÉLULA (1h)
B- MEMBRANA CELULAR (2h)

  • Organização, função e constituição; Especializações; Tipos de transporte; Transportadores como alvos celulares da terapêutica farmacológica; Nanotecnologia em transporte de fármacos

C- CITOPLASMA/CITOESQUELETO (2h)

  • Estrutura/função
  • Transporte e comunicação celular – sinalização
  • Alvos da terapêutica farmacológica no citoesqueleto

D – SISTEMA ENDOMEMBRANAR (2h)

  • Estrutura/função; RER e REL; Complexo de Golgi; Lisossomas; Síntese e endereçamento proteico (UPR e ERAD)

E- MITOCÔNDRIA (1h)

  • Estrutura/função

F – NÚCLEO (1h)

G- PROCESSOS DE MORTE CELULAR (2h)

  • Alvos subcelulares na terapêutica farmacológica

H-METODOLOGIAS ANALÍTICAS EM BIOLOGIA MOLECULAR (2h)

  • Caracterização de ácidos nucleicos e de proteínas

I-BIOINFORMÁTICA EM BIOLOGIA MOLECULAR (2h)

Matriz TP (15h)

– PESQUISA BIBLIOGRÁFICA
– Pesquisa, análise, apresentação oral, discussão e avaliação de casos de estudo/artigos científicos de especialidade

Docente(s) responsável(eis)

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Bibliografia primária:

Azevedo C, Sunkel CE (2012). Biologia Celular e Molecular, 5ª edição, LIDEL
Alberts, B. et al. (2017). Fundamentos de Biologia Celular, ed. Artmed

Bibliografia secundária:

Alberts, B. et al. (2018). Essential Cell Biology, 5 nd edition. ed. Garland Science
Lodish et al. (2015). Biologia Celular e Molecular, ed. Artes Médicas (PT_Brasil) ou Panamericana
Lodish, H., Berk A., Lawrence S. (2007) .Molecular cell biology. 6th ed. New York. W.H. Freeman and Company.
De Robertis E. & Hib J. (2014). Biologia Celular e Molecular, 16ª ed. Guanabara Koogan S.A., Rio Janeiro, Brasil
Hoffman A . & Clokie S..(Eds.). (2020). Wilson and Walker’s Principles and Techniques of Biochemistry and Molecular Biology (8th ed.). Cambridge: Cambridge University Press.

Artigos publicados em revistas científicas internacionais.