Conhecimentos de Base Recomendados
N/A
Métodos de Ensino
Haverá recurso à exposição de conteúdos, sendo também incentivadas pesquisas documentais, observação e registo de dados e sua análise, de forma a que o/a estudante seja elemento ativo no processo de aprendizagem. Promove-se o trabalho colaborativo, resultando elementos escritos e respetiva discussão oral (A). É realizada auto-avaliação (B) e hetero-avaliação (C) Solicita-se a elaboração de um trabalho individual que incida sobre a caraterização de patologias comuns no/a idoso/a, identificando e fundamentando os fatores de risco. O trabalho inclui ainda propostas de intervenção na promoção da saúde e na prevenção da doença. Deste trabalho resulta um registo escrito e uma defesa oral, que se estabelecem como elementos de avaliação (D) Na avaliação contínua considera-se a ponderação [Classificação=(0,4*A) +(0,05*B)+ (0,05*C)+(0,5*D)]. A avaliação por exame (100%) será feita através de prova escrita e/ou oral.
Resultados de Aprendizagem
Identificar as principais caraterísticas e manifestações do envelhecimento nos diferentes sistemas biológicos do organismo humano; Compreender as relações de interdependência nos sistemas biológicos do organismo e as repercuções fisiológicas e funcionais das alterações verificadas no processo de envelhecimento humano; Reconhecer aspetos de fragilidade que influenciam a vulnerabilidade da pessoa idosa à doença; Reconhecer os problemas de saúde mais comuns na pessoa idosa; Mobilizar conhecimentos e práticas sobre envelhecimento saudável e ativo na definição de estratégias promotoras de saúde.
Programa
1. Mecanismos biológicos do envelhecimento ao nível dos diversos sistemas biológicos do organismo
humano.
2. Interdependência estrutural e fisiológica dos sistemas biológicos do organismo.
3. Repercussões fisiológicas e funcionais das alterações verificadas no processo de envelhecimento humano.
4. Fragilidade como fator de vulnerabilidade à doença na pessoa idosa.
5.Reconhecimento de problemas de saúde frequentes na pessoa idosa, do foro neurológico, cardiocerebrovascular,
pulmonar, endócrino, imunológico, osteo-articular, entre outras.
6. Envelhecimento saudável e ativo.
Docente(s) responsável(eis)
Métodos de Avaliação
- - Trabalho Individual e/ou de Grupo - 100.0%
- - Exame - 100.0%
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Correia, J. M. (2003) Introdução à Gerontologia. Universidade Aberta.
Espanha, M., Correia, P., Pascoal, A., Armanda da Silva, P., & Oliveira, R. (2001) Anatomofisiologia: funções da vida orgânica interna, Tomo III. Faculdade de Motricidade Humana.
Eliopoulos, C. (2011). Enfermagem gerontológica (7ª Ed). Artmed.
Freitas, V., Py, L., Aluizio, F.Cançado X; Gorzoni, M., L.(2006). Tratado de Geriatria e Gerontologia (2ª Ed). Rio de Janeiro, editora Guanabara.
Moody, H. (2009). Aging Concepts and Controversies. (6ª Ed). Pine Forge Press.
Reichel, W., Gallo, J., Busby-Whitehead, J., Rabins, P., Silliman, R. &e Murphy, J.(2001). Assistência ao Idoso: Aspectos clínicos do envelhecimento. (5ª Ed.). Guanabara e Koogan.
Ribeiro O; Pául, C. (2011). Manual de Envelhecimento Activo. Lidel ;
Veríssimo, T (Coord.). (2014). Geriatria fundamental – saber e prática. Lidel