Biologia Evolutiva

Conhecimentos de Base Recomendados

É importante que os Estudantes tenham conhecimentos de Biologia adquiridos no ensino secundário.

Métodos de Ensino

Em cada unidade, os conceitos principais são expostos oralmente pelo professor, seguindo-se sessões experimentais e/ou visitas de estudo. As sessões experimentais e/ou as visitas de estudo são coordenadas pelo professor e os estudantes trabalham de forma autónoma de forma a aplicar e desenvolver os conceitos teóricos, apresentando no final um relatório.

Resultados de Aprendizagem

1. Adquirir conhecimento sobre biologia e biologia evolutiva que permitam interpretar a vida e seus padrões, especificamente sobre: a origem da vida; classificação dos seres vivos distinguindo as suas caraterísticas específicas; Genética Molecular e Reprodução, para perceber a Evolução das Populações e Especiação; comportamento animal.
2. Adquirir conhecimento que sirva de preparação de base para as outras unidades curriculares da área das ciências da vida incluídas no plano de estudo.

Programa

1. Introdução: Como estudar a vida?; Como colocar questões e usar o método científico?; O que é uma teoria?; Como são todos os organismos semelhantes?; Como são os grupos de organismos diferentes uns dos outros? 2. Química e biologia celular: As bases químicas da vida; Moléculas biológicas; Porque são todos os organismos feitos de células?; Sentidos e taxas dos processos bioquímicos; Como obtêm os organismos energia?; Respiração celular e fotossíntese; Hereditariedade e genoma: a continuidade da vida. 3. Padrões e processos da evolução e da diversidade: Qual a evidência da evolução? Como evoluem as populações?; Como evoluem as espécies? 4. Ciência comportamental: Como colocar questões acerca do comportamento?; Como interagem os genes e o ambiente para moldar o comportamento?; Respostas comportamentais ao ambiente; Como comunicam os organismos?; Porque evoluem as sociedades animais?; Orientação e migração.

Docente(s) responsável(eis)

Métodos de Avaliação

Avaliação por Exame
  • - Exame - 100.0%
Avaliação Contínua
  • - Relatório em cada unidade (peso de cada unidade: 1: 12.5%; 2: 27.5%; 3: 40%; 4: 20%) - 20.0%
  • - Teste escrito em cada unidade (peso de cada unidade: 1: 12.5%; 2: 27.5%; 3: 40%; 4: 20%) - 80.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

RAVEN, PH & JOHNSON, GB. (2002). Biology. 6th ed., Boston: McGraw Hill Higher Education. (Chapters 1, 2, 3, 4, 5, 8, 9, 10, 11, 12, 13, 21, 22, 26 and 27)

 

SADAVA, D; Heller, HC; ORIANS, GH.; PURVES, WK & HILLIS, DM. (2008). LIFE: the Science of Biology. 8th ed., Sunderland: Sinauer Associates, Inc. (Parts 1, 2, 3, 5, 6 and 9 plus chapter 53)

 

STARR, C; EVERS, CA & STARR, L (2007). Biology today and tomorrow. 2nd ed., Belmont: Thomson Brooks/Cole (Units 1, 2 and 3 plus chapter 32)

 

TOBIN, AJ & DUSHECK, J (2005). Asking about life. 3rd ed., Belmont: Thomson Learning, Inc. (Part 1, 2, 3 and 4 plus chapters 1 and 29)