Biologia I

Conhecimentos de Base Recomendados

Biologia e Química (do ensino secundário)

Métodos de Ensino

Para a concretização dos objetivos da unidade curricular as metodologias de ensino assentam:

1. Exposição formal, pelo docente, de conteúdos chave/estruturantes relacionados com os aspectos teóricos da unidade curricular;

2. Pesquisa bibliográfica especializada, orientada pelo docente, sobre tópicos particulares do programa;

3. Apresentação oral e discussão dos resultados da pesquisa e/ou resultados dos trabalhos práticos;

4. Execução de trabalhos práticos em laboratório e/ou em campo.

Resultados de Aprendizagem

a) Compreender a diversidade dos organismos vivos através do conhecimento das estruturas básicas que os constituem (as células) e dos principais mecanismos que possibilitam a vida.

b) Compreender e identificar a diversidade de animais pertencentes aos principais filos de invertebrados e vertebrados, utilizando como base o seu plano corporal.

Programa

1. Células: as unidades de trabalho de Vida.

a) Quais as características das células que as tornam as unidades fundamentais da vida?

b) Quais as características das células procarióticas?

c) Quais as características das células eucarióticas?

d) Como se originaram as células eucarióticas?

e) Estudo da composição, função e localização dos principais componentes celulares;

f) Hereditariedade e evolução;

g) Genética Molecular.

2. Origem dos animais e evolução dos planos corporais.

a) Quais as características básicas dos planos corporais dos animais?

b) Caracterização dos principais grupos de animais: protostómios e deuterostómios.

Docente(s) responsável(eis)

Métodos de Avaliação

Avaliação Por Exame
  • - Prova escrita Teórico-Prática - 100.0%
Avaliação Contínua
  • - Testes Teórico-Práticos e Relatórios - 100.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Alcantara, F., Cunha, M.A. e Almeida, M.A. 1996. Microbiologia – Práticas Laboratoriais. 1ª ed. Universidade de Aveiro. Aveiro.

Azevedo, C. 2005. Biologia Celular e Molecular. 4ª ed.Lidel, Lisboa.

Dorit, R. L.; Walker Jr., W. F. & Barnes, R. D. 1991. Zoology. Saunders College Publishing, Philadelphia.

Ferrand de Almeida, N.; Ferrand de Almeida, P.; Gonçalves, H.; Sequeira, F.; Teixeira, J. & Ferrand de Almeida, F. 2001. Guia FAPAS Anfíbios e Répteis de Portugal. FAPAS. Porto.

Gooders, J. & Harris, A. 2003. Guia de Campo das Aves de Portugal e da Europa. Temas e Debates. Lisboa.

Hickman Jr., C. P.; Roberts, L. S.; Larson, A. 2001. Integrated Principles of Zoology. 11ª ed. McGraw-Hill Higher Education, New York.

Macdonald, D. W. & Barrett, P. 1993. Guia FAPAS Mamíferos de Portuga e Europal. FAPAS. Porto.

Mullarney, K.; Svensson, L; Zetterstrom, D. & Grant, P. J. 2003. Guia de Aves. Assírio & Alvim. Lisboa.  400 pp.

Sadava, D., Heller, H.C., Orians, G.H., Purves, W.K. e Hills, D.M. 2006. Life: The Science of Biology. 8ª ed., Sinauer Associates, Inc., Publishers, Sunderland, Massachussets.

Raven, P.H. e Johnson, G.B. 2002. Biology. 6ª ed., McGraw- Hill, Inc., New York.

Starr, C.; Evers, C.A. e Starr, L. 2007. Biology today and tomorrow. 2nd ed., Belmont: Thomson Brooks/Cole

Tobin, A.J. e Dusheck, J. 2005. Asking about life. 3rd ed., Belmont: Thomson Learning, Inc.