Biopolímeros

Conhecimentos de Base Recomendados

Química geral. Quimica orgânica

Métodos de Ensino

As aulas de natureza teórico prática têm uma componente expositiva e uma componente de prática laboratorial que incluem exemplos que permitem aplicar e demonstrar os conhecimentos adquiridos.

Ao longo do semestre é disponibilizado aos alunos apoio na compreensão dos conteúdos leccionados tanto na componente teórica como prática e também apoio na preparação para frequências e exames.

Resultados de Aprendizagem

As recentes preocupações de sustentabilidade e a emergente tecnologia dos polímeros de origem biológica têm despertado um forte interesse comercial na indústria e no consumidor final relativamente à sua produção e aplicação. Esta unidade curricular pretende focar-se nas questões relativas à tecnologia dos biopolímeros e segue uma linha de conhecimento diferenciada da utilizada na química ou engenharia dos polímeros sintéticos.
O objectivo principal da unidade curricular é dar a conhecer os principais biopolímeros, as suas fontes, estrutura molecular, síntese e aplicações relevantes em biotecnologia. Permite desenvolver competências instrumentais relativas ao domínio das técnicas de síntese, caracterização e avaliação da sua biodegradabilidade. Permite ainda desenvolver competências de selecção e formulação dos biopolímeros de acordo com a sua potencial aplicação a situações reais. A nível pessoal permite desenvolver capacidades de aprendizagem autónoma e espírito crítico

Programa

Introdução aos biopolímeros. Conceitos e definições.

Tecnologia dos biopolímeros. Tipos e fontes de biopolímeros. (Bio)Síntese e modificações: Polimerização por adição; Polimerização radicalar; Polimerização por dispersão e emulsão; Copolimerização. Caracterização de biopolímeros. Peso molecular. Propriedades mecânicas: tensão, elongação e módulo elástico. Propriedades térmicas: DSC (Differential Scanning Calorimetry), TGA (Thermogravimetric Analysis).
Propriedades de superfície e adesão.
Aplicações dos biopolímeros. Aplicações na área médica (libertação controlada de fármacos, adesivos para aplicações biomédicas, implantes, suturas), na área ambiental, na área alimentar (filmes e embalagens) e cosmética (produtos de higiene).
Biodegradabilidade. Definição. Técnicas de avaliação. Principais aplicações.

Métodos de Avaliação

Exame
  • - Exame escrito - 100.0%
Contínua
  • - Teste escrito - 60.0%
  • - Trabalhos Práticos (componente individual, componente grupo) - 40.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Bastioli C (2005) Handbook of Biodegradable Polymers, Rapra Technology Limited, Shropshire, UK.
Black J, Hastings G (1998) Handbook of Biomaterials Properties, Chapman & Hall, London, UK.
Braun D, Cherdron H, Rehahn M, Ritter H, Voit B (2005) Polymer Synthesis: Theory and Practice. Fundamentals, Methods, Experiments, Springer, 4th Edition, New York, NY.
Chiellini E, Gil H, Braunegg G, Buchert J, Gatenholm P, van der Zee M (2001) Biorelated Polymers Sustainable Polymer Science and Technology, Kluwer Academic / Plenum Publishers, New York.
Odian G (2004) Principles of Polymerization, 4th Ed., John Wiley & Sons, United States of America. ISBN 0471274003
Park JB, Bronzino JD (2003) Biomaterials Principles and Applications, CRC Press, Boca Raton, FL
Stevens MP (1990) Polymer Chemistry An Introduction, Oxford University Press, 2nd Edition, New York, NY.
van der Vegt AK (2002) From Polymers to Plastics. Delft University Press, Netherlands.