Conhecimentos de Base Recomendados
N/A
Métodos de Ensino
A metodologia adotada segue o princípio de integração do conhecimento teórico na componente de intervenção prática. Assim, o enquadramento teórico será concretizado nas aulas, recorrendo à exposição oral e meios audiovisuais, e indicação de documentos referenciados para estudo dos conteúdos programáticos. Os conteúdos, de componente prática dominante, serão lecionados privilegiando-se a experimentação motora, a observação e a análise do comportamento nas tarefas, jogos e atividades propostas.
A avaliação é contínua ou por exame.
Para avaliação contínua [100% = 20 valores] são considerados os itens:
1. Projeto/trabalho (50%).
2. Prova teórico-prática – planificação e operacionalização (50%).
O exame consta de uma prova teórica (100%).
Resultados de Aprendizagem
1. Conhecer taxonomias e tipologias dos brinquedos e jogos populares e sua utilidade no e para o desenvolvimento das capacidades motoras.
2. Desenvolver os princípios utilizados para a construção de brinquedos populares, utilizando material reciclável e ecológico.
3. Experimentar e analisar situações práticas que permitam a conceção e organização de atividades que incluam os brinquedos e jogos populares, e visem o desenvolvimento motor da criança.
Programa
1. Brinquedos populares.
1.1. Taxonomia e tipologia de brinquedos populares.
1.2. Brinquedos populares de predominância motora.
2. Jogos populares.
2.1. Taxonomia e tipologia de jogos populares.
2.2. Jogos populares e capacidades motoras.
Docente(s) responsável(eis)
Métodos de Avaliação
- - Exame - 100.0%
- - Trabalho Individual e/ou de Grupo - 50.0%
- - Frequência - 50.0%
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
1. Amado, J. (2007). Universo dos Brinquedos Populares. Quarteto Editora.
2. Bragada, J. (2002). Jogos tradicionais e o desenvolvimento das capacidades motoras na escola. CEFD.
3. Cabral, A. (1998). Jogos Populares Infantis. Notícias Editorial.
4. Cabral, A. (1985). Jogos Populares Portugueses. Domingos Barreira.
5. Mendes, R., & Dias, G. (2013). Vamos aprender com jogos tradicionais Portugueses. Convite à Música.
6. Mendes, R., Dias, G., Amado, J., & Vasconcelos, O. (2016). Jogos e brinquedos populares: tradição, património e legado. ESEC.