Cálculo e Instrumentos Financeiros

Conhecimentos de base em matemática.

1) Metodologias Verbais (dizer), fazendo uso dos recursos pedagógico: Exposição, Explicação e Diálogo;

2) Metodologias Ativas (fazer), fazendo uso dos recursos pedagógicos: Fichas de Exercícios e Fichas de Trabalho.

No final do período curricular desta UC, o aluno deverá:

1. Explicar os conceitos de valor financeiro do tempo, atualização e capitalização e saber comparar fluxos financeiros com diferentes timings;

2. Saber calcular fluxos financeiros de operações de aplicação e de financiamento;

3. Saber calcular juros e operar com as taxas de juro;

4. Saber capaz de converter uma taxa anual numa taxa periódica de juro, em termos nominais e em termos efetivos;

5. Saber decompor uma prestação entre capital (amortização financeira) e juro e fazer quadros (planos) de
reembolso de empréstimos.

Capítulo I – Introdução

1. Conceitos de base 1.1. Tempo, capital e juro 1.2. Taxa de juro e de desconto 1.3. Valor atual e valor

2. Capitalização e desconto 2.1. Regimes de capitalização 2.1.1. Regime de juros simples 2.1.2. Regime de juro composto 2.2. Regimes de desconto 2.2.1. Regime de desconto simples 2.2.1.1. Desconto por dentro 2.2.1.2. Desconto por fora 2.2.2. Regime de desconto composto.

3. Taxas de juro 3.1. Taxas proporcionais e taxas equivalentes 3.2. Taxas nominais e taxas efetivas 3.3. Taxas brutas e taxas líquidas 3.4. Taxas nominais e taxas reais

4. Equivalência de capitais. Equação do Valor, Capital Comum, Vencimento Comum, Vencimento Médio.

Capítulo II – Rendas Financeiras

1. Definição e classificação 1.2. Rendas inteiras com termos constantes 1.3. Rendas inteiras com termos variáveis 1.4. Rendas fracionadas com termos constantes 1.5. Rendas fracionadas com termos variáveis

Capítulo III – Fontes de Financiamento

1. Cálculo Comercial: Desconto bancário de Letras

2. Reembolso de empréstimos 2.1. Noção e características 2.2. Modalidade de reembolso de empréstimos 2.3 – Construção de quadros de amortização.

Avaliação por Exame
  • - Exame - 100.0%
Avaliação Periódica
  • - Resolução de problemas - 25.0%
  • - Teste Teórico - 75.0%

– Barroso, M.N., Couto, E., & Crespo, N. (2009). Cálculo e instrumentos financeiros: da prática para a teoria (2ª Ed.). Escolar Editora.

– Canadas, N. (1998). A matemática do financiamento e das aplicações de capital. Plátano Editora.

– Laureano, R., Santos, L. (2011). Fundamentos do Cálculo Financeiro. Edições Sílabo.

– Lisboa, J.V., Augusto, M.G. (2018). Cálculo Financeiro (2ª Edição Revista e Atualizada). Vida Económica.

– Mateus, J. (1999). Cálculo Financeiro (5ª Ed). Edições Sílabo.

– Mateus, J. (2009). Exercícios Práticos de Cálculo Financeiro (3ª Edição – 4ª Reimpressão). Edições Sílabo.

– Matias, R. (2018). Cálculo Financeiro: teoria e prática (6ª Ed.). Escolar Editora.

– Matias, R., Silva, I. (2020). Cálculo Financeiro – Exercícios Resolvidos e Explicados (2ª Ed.). Escolar Editora.

– Quelhas, A.P., Correia, F. (2017). Manual de matemática financeira (4ª Ed.). Edições Almedina.

– Rodrigues, A., Nicolau, I. (2010). Elementos de Cálculo Financeiro (9ª Ed.). Áreas Editora.