Conhecimentos de Base Recomendados
Cálculo I
Métodos de Ensino
Nas aulas teóricas é feita uma exposição teórica de cada assunto, a qual é complementada pelo estudo de exemplos de aplicações e pela resolução de exercícios de aplicação dos conhecimentos adquiridos nas aulas Teórico Práticas seguintes. Algumas aulas são leccionadas com recurso ao software Matlab para tratamento de problemas práticos.
Resultados de Aprendizagem
Interpretar e aplicar os conceitos básicos de cálculo diferencial e integral de funções de várias variáveis;
Derivar e integrar funções de várias variáveis;
Interpretar e aplicar os conceitos básicos de análise vectorial;
Compreender a importância dos conteúdos programáticos da disciplina na área da Engenharia Biomédica.
Utilizar o software MATLAB no tratamento das matérias leccionadas e comparar, de forma crítica, os resultados obtidos por via computacional com os obtidos analiticamente;
Fundamentar a resolução de problemas na matemática;
Seleccionar apropriadamente a informação acessível (a partir de monografias, livros, internet, etc);
Expor a solução dos problemas de uma forma clara e simples;
Mostrar interesse e autonomia na realização de trabalho em equipa.
Programa
1. Funções reais de várias variáveis e suas derivadas.
Cónicas e Quádricas. Domínios; Curvas de nível; Gráficos; Limites e continuidade; Derivadas parciais;
Diferenciabilidade; Derivada direccional e vector gradiente; Extremos (livres e condicionados). Utilização do MATLAB no estudo de funções com duas variáveis.
2. Integrais múltiplos.
Integrais duplos: Definição; Propriedades; Interpretação geométrica; Cálculo e Aplicações.
Integrais triplos: Definição; Propriedades; Interpretação geométrica; Cálculo e Aplicações.
3. Análise Vectorial.
Coordenadas paramétricas; Integrais de linha e aplicações; Campos vectoriais; Rotacional e divergente.
Docente(s) responsável(eis)
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Howard Anton (1999). Cálculo um novo horizonte, Volume 2, Bookman.
João R. Cardoso (2013). Apontamentos de apoio às aulas de Cálculo II, DFM, ISEC.
P. M. Silva, P. Rosa, R. Rodrigues (2015). Conceitos e Animações – Plataforma de e-learning, https://www2.isec.pt/~ppr/
Finney, Weir, Giordano (2003). Cálculo, Volume 2, Addison Wesley.
João R. Cardoso (2013). Actividades de apoio às aulas de MATLAB, DFM, ISEC.
Larson, Hostetler, Edwards (2006). Cálculo, Volume 2, McGrawHill, 8ªEd.
James Stewart (2008). Calculus – Early Transcendentals, Thomson, 6ªEd.