Capital Humano na Indústria Turística Hoteleira

Conhecimentos de Base Recomendados

N/A

Métodos de Ensino

A metodologia de ensino/aprendizagem visa a facilitação de integração dos conteúdos pelos alunos. Os conteúdos programáticos serão desenvolvidos através de métodos de ensino expositivos e ativos, através de: a) sessões teóricas (da responsabilidade da docente); b. sessões teórico-práticas onde a participação ativa do aluno se torna importante para que a aprendizagem seja significativa, potenciando o espírito crítico e e as competências ara uma efica gestão do capital humanos.
A avaliação será feita optando por uma das seguintes possibilidades:
1- Avaliação contínua/periódica:
a) a participação na concretização de trabalhos em grupo, propostos pela docente no decorrer das aulas: 10%
b) Um trabalho de grupo final a apresentar em aula (respeitando os grupos previamente constituídos): 30%
c) um teste escrito de avaliação sobre os conteúdos programáticos abordados: 60% (nota mínima obrigatória de 7 valores)
2- EXAME: consistirá num teste escrito individual: 100%

Resultados de Aprendizagem

Enquanto objetivos gerais de aprendizagem, esta UC pretende desenvolver capacidades de compreensão sobre a gestão de pessoas enquanto capital humano na criação de valor nas organizações. Atendendo às especificidades dos sectores Turístico e Hoteleiro e do funcionamento das organizações que os integram, pretende estimular capacidades de compreensão sobre a intervenção junto das pessoas. Pretende estimular capacidades de decisão que materializem práticas que beneficiam a criação de valor organizacional. Enquanto objetivos específicos, pretende desenvolver as competências saber-saber: compreender a relevância da gestão estratégica do capital humano na criação de valor em organizações nos setores Turístico e Hoteleiro; compreender as práticas de gestão de pessoas. Pretende ainda desenvolver as competências de saber-fazer: desenvolver ações apoiadas em princípios de atuação técnica nas diferentes práticas de gestão de pessoas; aplicar capacidades técnicas diversificadas em gestão de pessoas

Programa

1 – Contextos e desafios estratégicos para a actuação em Gestão de Pessoas (GP)
1.1 -A GP na perspectiva do Capital Humano 1.2 – Desafios atuais e estratégicos para a promoção do bem-estar e felicidada da GP nos setores Turístico e Hoteleiro
2 -As práticas de GP e a atuação nos sectores turístico e hoteleiro
2.1 -A atracção e seleção de colaboradores
2.2 -Metodologias de avaliação na seleção de pessoas
3 – O Trabalho Temporário e o Outsourcing
3.1 – A atração e a selecção de colaboradores em Empresas de Trabalho Temporário (ETT)
3.2. – A avaliação de colaboradores em ETT
4 – A Avaliação de Desempenho (AD)
4.1 – Objetivos e métodos de AD
4.2- Erros e problemas de avaliação em AD
5 -A Importância da Comunicação Interna(CI) na Gestão de Capitais Humanos

Docente(s) responsável(eis)

Métodos de Avaliação

Avaliação Contínua
  • - Frequência - 60.0%
  • - Assiduidade e Participação - 10.0%
  • - Trabalho Individual e/ou de Grupo - 30.0%
Exame
  • - Exame - 100.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

A metodologia de ensino/aprendizagem visa a facilitação de integração dos conteúdos pelos alunos. Os conteúdos programáticos serão desenvolvidos através de métodos de ensino expositivos e ativos, através de: a) sessões teóricas (da responsabilidade da docente); b. sessões teórico-práticas onde a participação ativa do aluno se torna importante para que a aprendizagem seja significativa, potenciando o espírito crítico e e as competências ara uma efica gestão do capital humanos.
A avaliação será feita optando por uma das seguintes possibilidades:
1- Avaliação contínua/periódica:
a) a participação na concretização de trabalhos em grupo, propostos pela docente no decorrer das aulas: 10%
b) Um trabalho de grupo final a apresentar em aula (respeitando os grupos previamente constituídos): 30%
c) um teste escrito de avaliação sobre os conteúdos programáticos abordados: 60% (nota mínima obrigatória de 7 valores)
2- EXAME: consistirá num teste escrito individual: 100%