Conhecimentos de Base Recomendados
Recomenda-se que o aluno tenha obtido aprovação às Unidades Curriculares de Anatomia e Fisiologia Animal, Citologia e Histologia Animal, Bioquímica, Patologia Geral e Inglês.
Métodos de Ensino
Método expositivo em contexto de sala de aula.
Metodologias laboratoriais de caráter prático.
Apresentação de casos práticos e de artigos científicos e guidelines de referência.
Webinars com palestrantes convidados.
Resultados de Aprendizagem
O objetivo é a aprendizagem do diagnóstico laboratorial e a interpretação de resultados, de forma a fornecer bases para um diagnóstico correto.
O aluno ficará apto a executar as técnicas laboratoriais descritas abaixo e interpretar os resultados de uma forma coerente, aplicada e informativa.
– Executar a colheita do material biológico para análise;
– Executar provas bioquímicas de sangue;
– Executar hemogramas;
– Executar exames de urina e fezes;
– Interpretar os resultados e explica os desvios mais relevantes;
– Executar pesquisas microbianas em outro tipo de amostras.
Programa
Componente 1
• Conceitos introdutórios: Curvas de normalidade em clínica laboratorial; Intervalos de referência e unidades e interpretação de resultados; Noção de sensibilidade e de especificidade, exatidão e precisão (accuracy and precision); Registo e identificação das amostras biológicas e o seu acondicionamento adequado para envio a laboratórios externos.
• Citopatologia: Métodos de colheita e envio para o laboratório. Preparação da amostra para análise microscópica e avaliação da sua qualidade para diagnóstico. Citologia da pele, ouvido, tumores cutâneos e efusões.
• Microbiologia Clínica: amostragem asséptica, transporte, registo e identificação; análises bacteriológicas e micológicas, para diagnóstico microbiológico no âmbito veterinário.
• Testes de pelos: Tricograma – colheita e métodos analíticos; Análise micológica: lâmpada de wood e cultura de fungos.
• Hematologia clínica aplicada ao diagnóstico laboratorial: métodos de colheita, interpretação do hemograma e avaliação citológica do esfregaço sanguíneo.
• Urianálise: métodos de colheita, e avaliação de parâmetros bioquímicos citológicos e microbiológicos. Antibiogramas: interpretação dos resultados.
• Coprologia – métodos de colheita, e testes de identificação de formas parasitárias utilizados por rotina em clínica laboratorial.
Componente 2
• Bioquímica clínica: Avaliação laboratorial de eletrólitos, equilíbrio ácido-base, lípidos, proteínas e dos minerais relacionados com o metabolismo ósseo. Enzimologia e quantificação das principais enzimas utilizadas em diagnóstico laboratorial. Avaliação laboratorial do sistema gastrintestinal, do músculo, resposta imune, glândulas endócrinas, função do rim, do fígado e do pâncreas.
Noção de biomarcadores.
•Biologia molecular: interpretação de resultados de PCR e comparação com as técnicas clássicas.
Docente(s) responsável(eis)
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Sirois, M. (2017). Principles and Practice of Veterinary Technology, 4th Edition (Elsevier). ISBN: 978-0-323-35483-7
Thrall, M.A., Weiser, G., Allison, R., Campbell, T. (2022). Veterinary Hematology and Clinical Chemistry. Wiley-Blackwell. ISBN: 978-1-119-28640-0
Current Protocols in Immunology (Wiley, 2018). [E-Reader Version]. Online ISBN: 9780471142737. DOI: 10.1002/0471142735. Disponível online.
Kaneko, J., Harvey, J., Bruss, M. (2008). Clinical Biochemistry of Domestic Animals, Academic Press, 6th ed. ISBN: 9780123704917.
Quinn ,P., Markey ,B., Carter ,M. Carter, G.R. (2013). Clinical Veterinary Microbiology. Mosby. ISBN13 9780723432371.
Rosenberg, I. (2005). Protein Analysis and Purification – Benchtop Techniques 2nd ed. Birkhauser. ISBN 978-1-4612-2056-5.
Weiss, D. J. & Wardrop, K.J. Veterinary Hematology. Sixth Edition. 2010©. Blackwell Publishing Ltd.