Conhecimentos de Base Recomendados
N/A
Métodos de Ensino
A metodologia de ensino/aprendizagem visa a facilitação de integração dos conteúdos pelos alunos. Os conteúdos programáticos serão desenvolvidos através de métodos de ensino expositivos e ativos, através de: a) sessões teóricas (da responsabilidade da docente); b. sessões teórico-práticas onde a participação ativa do aluno se torna importante para que a aprendizagem seja significativa, potenciando o espírito crítico e capacidade de liderança e empenho das equipas de trabalho . A avaliação será feita optando por uma das seguintes possibilidades:
1• Avaliação contínua/periódica:
a) a participação na concretização de trabalhos em grupo, propostos pela docente no decorrer das aulas: 10%
b) Um trabalho de grupo final a apresentar em aula (respeitando os grupos previamente constituídos): 30%
c) um teste escrito de avaliação sobre os conteúdos programáticos abordados: 60% (nota mínima obrigatória de 7 valores)
2- EXAME: consistirá num teste escrito individual: 100%
Resultados de Aprendizagem
1 – Saber distinguir entre liderança e gestão.
2 – Identificar as tipologias de Liderança
3 – Saber identificar os pressupostos para uma liderança eficaz
4 -Reconhecer os tipos de equipas e as competências a desenvolver para o sucesso e alcance de resultados.
5- Avaliar a performance das equipas de trabalho de acordo com a opção estratégica da organização
6-Definir e distinguir os conceitos de desenvolvimento de equipas: Coaching e teambuilding.
7- Identificar as metodologias e as etapas de um processo de Coaching.
Programa
1- Liderança e gestão: Conceitos e dicotomias
2- Liderança e lideranças: um percurso pela história
3- Liderar pessoas em processos de melhoria contínua: as melhores práticas na gestão de processos, pessoas e resultados
4- Equipas de trabalho: tipos, estilos e processos de desenvolvimento das equipas. Coaching and teambuilding
5- O processo de coaching em contexto organizacional; importância e benefícios do processo de coaching; vantagens e limitações.
6- Coaching, performance e motivação.
7- Modelos de coaching
8- Profissionalismo e ética no coaching
Docente(s) responsável(eis)
Métodos de Avaliação
- - Trabalho Individual e/ou de Grupo - 30.0%
- - Frequência - 60.0%
- - Assiduidade e Participação - 10.0%
- - Exame - 100.0%
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Catalão, J.A, Penim, A. T. (2012).Ferramentas de Coaching. Lisboa: Lidel Edições Técnicas.
Correia, M. C., Dos Santos, R. N., & Passmore, J. (2016). Understanding the Coach-Coachee-Client relationship: A conceptual framework for executive coaching. International Coaching Psychology Review, 11(1), 6-23
Fachada, O. (2014). Liderença- A prática da Liderença, A liderança na prática. Lisboa: Edições Sílabo
González, M., de Diego, A., & López, J. G. (2018). Mindfulness and Coaching: Promoting the Development of Presence and Full Awareness. Psychology Researc
Lourenço, P. L, & Dimas, I. D. (2011). O Grupo revisitado: considerações em torno da dinâmica e dos processos grupais. In D. Gomes (Coord), Psicologia das Organizações, do Trabalho e dos Recursos Humanos (pp. 133-200). Coimbra: Imprensa da Universidade
Ramos, P. (2019). Pessoas e Negócios. Mobilizar para a obtenção de resultados.Coimbra: Conjuntura Actual Editora.