Comércio Internacional

Conhecimentos de Base Recomendados

Conhecimento de economia e de matematica

Métodos de Ensino

O desenvolvimento da componente teórica é realizado com recurso ao método expositivo, recorrendo a estratégias de exposição participada, estudo de casos, exemplos práticos, resolução de exercícios individuais ou em grupo.  Elaboração em grupo de trabalho nomográfico sobre o comércio internacional constitui a parte prática.

 

Resultados de Aprendizagem

Esta disciplina tem por objetivo proporcionar ao estudante um conhecimento pormenorizado do funcionamento
das instituições internacionais e dos princípios do comércio internacional. Examina ainda o desenvolvimento do
comércio internacional, o desenvolvimento das políticas e dos instrumentos do comércio e o efeito das políticas
nacionais no comércio internacional. Identifica os efeitos positivos e negativos da globalização e as suas
implicações nas estratégias de marketing. O aluno deverá adquirir competências na economia internacional, deverá
conhecer as principais politicas internacionais, calcular e interpretar os rácios referentes às politicas
internacionais que influência o comércio. Deverá ainda saber analisar o comportamento do consumidor, conhecer
algumas das características dos consumidores nos principais mercados e conhecer técnicas de marketing
dirigidas para os mercados de exportação.

Programa

O comércio internacional, a economia internacional e os Indicadores aplicados ao comércio internacional.
Teorias sobre comércio internacional: A abordagem mercantilista; Adam Smith e o conceito de vantagem absoluta;
David Ricardo e o conceito de vantagem comparativa. As Nova Abordagens: Teoria da dotação factorial relativa, a
Teoria do ciclo de vida (internacional) do produto e a Teoria da Vantagem Competitiva Nacional.
Os efeitos da abertura de mercados na economia (ganhos e perdas)
Organização Mundial do Comércio (OMC), os princípios e as disputas na OMC. As políticas e os conflitos
comerciais dos dois Grandes Blocos e os Acordos regionais. Agenda DOHA
O Marketing internacinal e comportamento do consumidor. As dinâmica do comércio global. Estratégias de entrada
no mercado internacional e a Investigação de mercados. Identificação de segmentos de mercado e o marketing mix
em contexto internacional.

Docente(s) responsável(eis)

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

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Hirshleifer, J. e Amihai, G. (1992) Price Theory and Apllications, Preentice – Hall, Englewood Cliffs, 1992
Kevin, R., Hartely, S., Berkowitz, E., Rudelius, W. (2007) Marketing, 8. ed., Mc-Graw-Hill, São Paulo.
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Lipesy, R., Stilwell., J.A., Clarke, R., (1988). Práticas de economia Positiva., Vicens Universidad.
Tsakok, Isabelle (1990) – Agricultural price policy: a practitioner´s guide to partial equilibrium. Cornell University
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