Comércio Internacional e Marketing Agro-Alimentar

Conhecimentos de Base Recomendados

Gestão de empresas, Economia internacional. ciências agro-alimentares e florestais, matemática

Métodos de Ensino

O desenvolvimento da componente teórica é realizado com recurso ao método expositivo, recorrendo a estratégias de exposição participada, estudo de casos, exemplos práticos, resolução de exercícios individuais ou em grupo. Elaboração de trabalho monográfico e a sua apresentação sobre o comércio internacional constitui a parte prática da avaliação continua

Resultados de Aprendizagem

Esta disciplina tem por objetivo proporcionar ao estudante um conhecimento pormenorizado do funcionamento das instituições internacionais e dos princípios do comércio internacional. Examina ainda o desenvolvimento do comércio internacional, o desenvolvimento das políticas e dos instrumentos do comércio e o efeito das políticas nacionais no comércio internacional. Identifica os efeitos positivos e negativos da globalização e as suas implicações nas estratégias de marketing. O aluno deverá adquirir competências na economia internacional, deverá conhecer as principais politicas internacionais, calcular e interpretar os rácios referentes às politicas internacionais que influência o comércio. Deverá ainda saber analisar o comportamento do consumidor, conhecer algumas das características dos consumidores nos principais mercados e conhecer técnicas de marketing dirigidas para os mercados de exportação

Programa

IO comércio internacional, a economia internacional e os Indicadores aplicados ao comércio internacional. Importância e crescimento do comércio alimentar e dos bens agrícolas . Teorias sobre comércio internacional: A abordagem mercantilista; Adam Smith e o conceito de vantagem absoluta; David Ricardo e o conceito de vantagem comparativa. Nova Abordagem: Novas teorias. Análise de políticas agrícolas: Definição e objectivos das políticas. Alguns instrumentos de política agrícola. Efeito de algumas políticas em Modelos de oferta-procura aplicados a um único mercado em MERCADO FECHADO. Economia em MERCADO ABERTO.6.3.Situação sem políticas no Mercado Aberto. Situação com políticas no Mercado Aberto: Análise do efeito individual das politicas. Efeito conjunto de várias políticas.Coeficientes de Protecção. OMC. Marketing internacional; O mercado internacional: comportamento do consumidor: Dinâmica do comércio global. Estratégias de entrada no mercado internacional

Estágio(s)

NAO