Comportamento do Consumidor

Conhecimentos de Base Recomendados

n. a.

Métodos de Ensino

Serão utilizadas as seguintes metodologias de ensino-aprendizagem:
1. Expositiva, com recurso a meios audiovisuais para explicação dos conteúdos programáticos;
2. Ativa, através da discussão de casos práticos e de conhecimento teórico (artigos científicos).

Resultados de Aprendizagem

Espera-se que no final da Unidade Curricular, o aluno esteja habilitado a:

(1) Descrever a importância e aplicar os conceitos do estudo do comportamento do consumidor.

(2) Compreender os principais modelos de comportamento do consumidor.

(3) Avaliar e interpretar as implicações psicológicas e sociológicas no processo de tomada de decisão.

Programa

  1. Introdução ao comportamento do consumidor
    1. Diferenciação de comportamentos de consumo, de compra e recolha de informação
    2. Necessidades do consumidor
    3. A aplicação do comportamento do consumidor
  2. Variáveis individuais
    1. O Eu
    2. Perceção
    3. Memória e aprendizagem
    4. Motivação
    5. Atitudes
  3. Variáveis sociológicas e psicossociológicas
    1. Grupos e líderes de opinião
    2. A família
    3. Classes sociais
    4. Cultura
  4. O processo de tomada de decisão

Docente(s) responsável(eis)

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Camargo, P. (2009). Neuromarketing: descodificando a mente do consumidor. Edições IPAM.

Darley, W. K., Blankson, C., & Luethge, D. J. (2010). Toward an integrated framework for online consumer behavior and decision making process: A review. Psychology & Marketing, 27(2), 94–116. https://doi.org/10.1002/mar.20322

Giglio, M. (2010). O comportamento do consumidor (3rd ed.). Thompson.

Lindstrom, M. (2012). Buyology: a ciência do neuromarketing (2nd ed.). Gestão Plus.

Loudon, L. (1993). Consumer Behaviour (4th ed.). McGraw-Hill.

Meyer, E. (2014). The culture map. PublicAffairs.

Solomon, M. (2016). O comportamento do consumidor, comprando, possuindo e sendo (11st ed.). Bookman.