Conhecimentos de Base Recomendados
Conhecimentos básicos de psicologia: memória, percepção, aprendizagem, motivação, satisfação, necessidades, atitudes
Métodos de Ensino
A metodologia de ensino/aprendizagem tem como objectivo primordial facilitar integração dos conteúdos por parte dos alunos.
a) – sessões teóricas (da responsabilidade do/a docente);
b) – sessões teórico-práticas, centradas no desenvolvimento de actividades de análise e reflexão crítica.
Resultados de Aprendizagem
No final do semestre, os estudantes deverão estar em condições de…
– Compreender as diferentes motivações subjacentes às escolhas dos turistas;
– Reconhecer diferentes tipologias de turistas;
– Identificar os produtos turísticos susceptíveis de satisfazer as necessidades dos consumidores;
– Identificar as necessidades dos turistas subjacentes às suas tomadas de decisão.
Programa
1. Introdução: o comportamento do consumidor
1.1. Perspectiva histórica
1.2. Definição e evolução do conceito de comportamento de consumo
1.3. Enquadramento interdisciplinar
1.4. O estudo dos comportamentos dos consumidores
1.5. Modelos explicativos do comportamento de consumo
2. Factores explicativos do comportamento de consumo
2.1. Factores individuais:
– Necessidades e motivação;
– Atitudes e preferências.
– Personalidade, auto-conceito e estilo de vida.
– Percepção, atenção e representação.
– Aprendizagem.
2.2. Factores sociológicos e psicossociológicos:
– Influência do grupo de pertença.
– Classes sociais.
– Variáveis culturais.
– Família e consumo.
2.3. Factores situacionais
3. Os media, a publicidade e o comportamento de consumo
3.1. O consumo e os media
3.2. O marketing social: os media como agentes de mudança social
3.3. As abordagens teóricas da persuasão e influência
Docente(s) responsável(eis)
Métodos de Avaliação
- - Um trabalho de grupo, com apresentação em aula - 60.0%
- - Uma frequência escrita individual - 40.0%
- - Exame - 100.0%
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Gunter, B. & Furnham, A.(1998). As crianças como consumidoras. Lisboa: Instituto Piaget.
Kotler, P. & Roberto, E. L. (1992). Marketing social: Estratégias para alterar o comportamento do público. Rio de Janeiro: Editora Campus, Lda.
Lindon, D., Lendrevie, J., Rodrigues, J. V. & Dionísio, P. (2000). Mercator. teoria e prática do marketing. Lisboa: Publicações Dom Quixote.
Mowen, J. C. & Minor, M. S. (2003). Comportamento do consumidor. São Paulo: Prentice Hall.