Comportamento e Inovação Organizacional

Conhecimentos de Base Recomendados

Não são necessários conhecimentos específicos prévios

Métodos de Ensino

As aulas são teórico-práticas (TP).
Na abordagem das temáticas serão utilizados meios audiovisuais e digitais para apresentação dos conteúdos e exemplos que os ilustrem, bem como casos práticos e exercícios em aula, individuais e em grupo, para fomentar a participação ativa.

Os métodos pedagógicos utilizados serão: o expositivo, o interrogativo (com perguntas aos alunos durante a exposição) e o estudo de caso, possibilitando uma abordagem prática, ativa com interação dos alunos de maneira a que haja facilitação para a criação de ideias e confirmação dos conteúdos apreendidos, bem como uma forte aproximação aos contextos organizacionais atuais.

Sempre que possível e de acordo com as temáticas, serão proposto aos estudantes autodiagnósticos de forma a que estes perceberem melhor a aplicação das matérias na sua própria realidade.

Serão utilizadas ferramentas facilitadoras da aprendizagem e estimulantes para os alunos, fazendo uso da tecnologia educativa, tais como: Kahoot, Socrative e Mentimeter.

 

 

Resultados de Aprendizagem

As organizações são as unidades nucleares das economias e da vida em sociedade. Constituem conjuntos de pessoas que trabalham de forma coordenada para atingir objetivos comuns. A interação entre as pessoas, a coordenação das suas atividades e a conjugação dos objetivos organizacionais com os objetivos individuais de cada membro da organização, bem como o conjunto de dinâmicas e impactos daí resultantes para as organizações e as pessoas são o objeto de estudo da disciplina do Comportamento Organizacional.

O propósito desta unidade curricular é apresentar e discutir os principais temas da área do comportamento e da inovação organizacional de forma a que os estudantes possam melhor compreender as organizações, e assim nelas melhor se integrarem e contribuírem para o seu sucesso.

 

No final desta unidade curricular, os estudantes devem ser capazes de:

  • Compreender as organizações e as suas características identificadoras
  • Compreender as características e processos individuais e as formas como influenciam os resultados organizacionais
  • Compreender as características e processos grupais e as formas como influenciam os resultados organizacionais
  • Compreender de que forma a mudança, a aprendizagem e a inovação podem influenciar as características e processos individuais e grupais nas organizações.

Programa

1 – As Organizações, a sua natureza e complexidade
1.1. O comportamento organizacional e as escolas da gestão
1.2. Conceito de organização
1.3. Imagens metafóricas da organização

2 – Personalidade, Emoção e tomada de Decisão
2.1. Fatores de personalidade e determinantes do comportamento
2.2. Inteligência emocional e gestão das emoções
2.3. Modelos de tomada de decisão

3 – Motivação e Satisfação no trabalho
3.1. Conceito e teorias de motivação
3.2. Causas de satisfação e insatisfação
3.3. Além da satisfação: desempenho e felicidade

4 – Liderança
4.1. Conceito e teorias de liderança
4.2. Desenvolvimento da liderança
4.3. Seguidança e substitutos de liderança

5 – Grupos e Equipas
5.1. Conceito e tipos de grupos
5.2. Factores influenciadores da eficácia dos grupos
5.3. Desenvolvimento e gestão de grupos

6 – Estrutura Organizacional, Controlo e Poder
6.1. Dimensões e determinantes das estruturas organizacionais
6.2. Processos e estratégias de controlo organizacional
6.3. Fontes de poder interpessoal, estrutural e contextual

7 – Cultura Organizacional, Contrato psicológico e Comportamentos de cidadania
7.1. Características e dimensões da Cultural Organizacional
7.2. Socialização organizacional e Contrato psicológico
7.3. Dimensões e paradoxos da cidadania organizacional

8 – Mudança nas organizações
8.1. Indutores da mudança nas organizações
8.2. Natureza da mudança nas organizações
8.3. Gestão da mudança nas organizações

9 – Desenvolvimento organizacional sustentado: aprendizagem e inovação
9.1. Modos de aprendizagem e desaprendizagem organizacional
9.2. Modelos e inovação organizacional
9.3. Gestão da aprendizagem e da inovação

Docente(s) responsável(eis)

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Bibliografia fundamental:

Cunha, M. P., Rego, A., Cunha R. C., & Cardoso, C. (2016). Manual de Comportamento Organizacional e Gestão. Lisboa, Editora RH.

Bibliografia complementar:

Becker, B., Huselid, M. & Ulrich, D. (2001). The HR Scorecard: Linking People, Strategy and Performance. Boston: Harvard Business School Press.

Cameron, E., & Green, M. (2012). Making sense of change management: A complete guide to the models, tools and techniques of organizational change (2nd ed). Kogan Page.

Ferreira, J., Neves, J., & Caetano, A. (2011). Manual de Psicossociologia das organizações. Lisboa: Escolar Editora.

Gabarro, J. J., ed. (1992). Managing People and Organizations. Boston, MA: Harvard Business School Press

Katzenbach, J. R., & Smith, D. K. (1993). The wisdom of teams: Creating the high-performance organization. Boston, Mass: Harvard Business School Press.

Linley, P. A., Harrington, S., & Garcea, N. (2010). Oxford handbook of positive psychology and work. NY: Oxford University Press.

Mintzberg, H.(1983).Structure in fives: Designing Effective Organizations. Englewood Cliffs, NJ: Prentice Hall.

Northouse, P. G. (2019). Leadership: Theory and practice (18 Ed.). Thousand Oaks: Sage.

Russo, J. E., & Schoemaker, P. J. (2002). Decisions: Winning decisions. Danvers, MA: Crown Business

Schein, E. (2010). Organizational Culture and leadership (4 ed). S. Francisco: Jossey-Bass.

Tidd, J. & Bessant, J.R. (2018). Managing Innovation: Integrating Technological, Market and Organizational Change. New York: Wiley.

Wren, D. A. (2017). The evolution of management thought (7 ed.) New York, John Wiley.