Comunicação de Marketing

Conhecimentos de Base Recomendados

Fundamentos de Marketing

Métodos de Ensino

Nesta unidade curricular são utilizadas as seguintes metodologias de ensino:
– Metodologias Verbais (dizer), uso dos recursos pedagógicos Exposição, Explicação, Diálogo, Debate;
– Metodologias Intuitivas (mostrar), uso dos recursos pedagógicos, Demonstração, Audiovisuais e Textos Escritos;
– Metodologias Activas (fazer), uso dos recursos pedagógicos Trabalhos em Grupo, em Equipa e de Projecto, Estudo de Casos.

Resultados de Aprendizagem

– Compreender e enfrentar os desafios, oportunidades e responsabilidades que se colocam aos responsáveis
pela comunicação de marketing.
– Compreender a necessidade de coordenação das várias formas de comunicação como forma de assegurar a
solidez e estabilidade da mensagem da empresa.
– Fornecer os conceitos da publicidade, sua importância e aplicação prática.
– Compreender a estratégia da mensagem e desenvolver competências ao nível da concepção criativa.
– Equacionar o processo comunicacional num quadro de integração da publicidade, promoção de vendas e
relações públicas.
– Elaborar estratégias e programas de comunicação integrada de marketing.
– Descrever e justificar os princípios orientadores da concepção e implementação de comunicações
integradas de marketing.
– Desenvolver aptidões e conhecimentos necessários ao desenvolvimento de planos e à implementação de
comunicação marketing eficaz.

Programa

1. A Comunicação – posicionamento concetual
2. O papel da Comunicação no seio do Marketing
3. Objetivos de Comunicação de Marketing
4. Do diagnóstico à estratégia de Comunicação
5. Instrumentos de Comunicação de Marketing
6. Planeamento, Organização e Controlo de Marketing
7. O Plano de Comunicação
8. O Mix da Comunicação
9. Operacionalização e implementação do Plano de Comunicação
10. Métodos e métricas de avaliação
11. Avaliar para melhorar

Docente(s) responsável(eis)

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Aaker, D. A. (1991). Managing Brand Equity: Capitalizing on the Value of a Brand Name. The Free Press.

Aaker, D. A. (2022). The Future of Purpose Driven Branding. Morgan James Publishing LLC.

Belch, G. (1998). Advertising and promotion: an integrated marketing communications perspective. McGraw Hill.

Cooper, A. (1997). How to Plan Advertising. Cassel.

Castro, J.P. (2007). Comunicação de Marketing (2ª ed). Edições Sílabo

Baynast, A., Brochand, B., Dionisio, P., Lendrevie, J., Rodrigues, V.  (2010). Publicitor – Comunicação 360º online – offline. Dom Quixote.

Baynast, A., Dionísio, P., Lévy, J., Rodrigues, V., e  Lendrevie, J. (2021). Mercator 25 anos – O Marketing na Era Digital (18ª ed). Dom Quixote.

Rossiter, J. E., Percy, L. (1998). Advertising Communications & Promotion Management. McGraw Hill.