Comunicação Integrada de Marketing

Conhecimentos de Base Recomendados

Princípios de Marketing.

Métodos de Ensino

Aulas de exposição formal dos diferentes conteúdos programáticos, que serão ilustrados através de exemplos concretos da realidade empresarial. Para tornar as exposições mais apelativas, serão utilizados meios audiovisuais diversos.  Serão proporcionados aos alunos textos sobre diversos conteúdos merecedores de uma cuidada atenção. Prevê-se, também, a realização e a apresentação oral de trabalhos pelos alunos. 

 

Resultados de Aprendizagem

A unidade curricular tem como objectivo aumentar o grau de compreensão e a habilidade do aluno sobre a
comunicação integrada em marketing.
O aluno deve compreender o fenómeno da comunicação na generalidade, conhecer as diferentes formas e
ferramentas de comunicação em marketing, entender o processo de comunicação em marketing e, ainda,
conhecer profundamente o desenvolvimento da comunicação integrada em marketing e os seus impactos
numa lógica de criação de valor para a empresa ou outra organização.
De forma mais específica, pretende-se que o aluno identifique e desenvolva os planos de comunicação mais
adequados ao contexto em causa, que pesquise as formas de comunicação em marketing actuais e eficazes e
que operacionalize um programa integrado de comunicação em marketing.

Programa

1. A comunicação integrada de marketing (IMC)

2. O mix da comunicação

2.1. O mix da comunicação tradicional

2.1.1. Relações Públicas
2.1.2. Promoção de Vendas
2.1.3. Força de Vendas
2.1.4. Marketing Direto
2.1.5. Publicidade
2.1.6. Merchandising
2.1.7. Patrocínio e Mecenato
2.2. A comunicação online.
3. A publicidade na comunicação integrada de marketing
3.1. A publicidade e a criação de imagem de marca
3.2. Elaboração de uma campanha publicitária
3.2.1. A criação: Da ideia criativa à produção da campanha
3.2.1.1. Métodos de criação publicitária – o briefing e o copy strategy
3.2.2. Os media publicitários e os media plannning
3.2.3. A medida da eficácia publicitária
4. A comunicação ao serviço da fidelização
5. Novas Tendências na Comunicação de Marketing

6. Elaboração do plano de comunicação integrada em marketing

Docente(s) responsável(eis)

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Bibliografia Fundamental:

Baynast, A., Lendrevie, J., Lévy, J., Dionísio, P., & Rodrigues, J. V. (2018). Mercator 25 Anos – O Marketing na Era Digital, Publicações Dom Quixote.

Kotler, P. & Armstrong, G. (2014). Princípios de Marketing, Pearson: Prentice-Hall.      

Lendrevie, J., Baynast, A., Dionísio, P., & Rodrigues, J.V. (2010). Publicitor, 7ª Edição, Dom Quixote.

 

Bibliografia Complementar:

Quelhas Brito, P. (2012). Promoção de Vendas e Comunicação de Preços, Editora Almedina.

Rapp, S. (2021). Redefinindo Marketing Direto Interativo na Era Digital, Editora M.Books.

Scott, D.M. (2008). As Novas Regras de Marketing e Relações Públicas, Editora Ideias de Ler.