Conhecimentos de Base Recomendados
N/A
Métodos de Ensino
As metodologias de envino previstas serão diversificadas de forma a abordar os poontos do programa numa perspectiva compreensiva. Os conteúdos programáticos serão desenvolvidos através do recurso: a
i) sessões teórico-práticas, com uma componente expositiva inicial e de análise e discussão de casos
ii) sessões práticas com a possibilidade de pôr em prática os conceitos adquiridos;
Em termos de avaliação, haverá 2 modalidades:
1 – A avaliação de frequência:
a) Teste escrito sobre os pontos I, II e III (40% da nota).
b) Dois trabalhos de grupo finais: (20% + 20% da nota)
c) Trabalhos desenvolvidos e apresentados em aula (20%)
2 – Exame:
Baseada na realização de três provas:
(1) um teste escrito no final do semestre (50% da nota)
(2) dois trabalhos individuais idênticos aos de avaliação de frequência (25%+25% da nota).
Resultados de Aprendizagem
A unidade curricular pretende desenvolver as seguintes competências:
– gerais: saber conceber, gerir e avaliar uma política de comunicação interna em função de objectivos e orientações estratégicas;
– específicas: perceber as funções formais e informais da comunicação interna; identificar e caracterizar as políticas de comunicação interna; entender a comunicação interna como instrumento de gestão e como meio de coesão; compreender os limites da comunicação interna e dominar as ferramentas para uma comunicação interna eficaz.
Face às competências apresentadas, pretende-se que os estudantes tenham a capacidade para:
– saber fazer um diagnóstico interno de necessidades de comunicação;
– saber organizar um plano de comunicação interna;
– saber conceber suportes e ferramentas adequadas para pôr em prática a política de
comunicação interna.
Programa
I – Introdução à comunicação interna (CI):
a) conceito e historial
b) articulação com os restantes tipos de comunicação,
c) integração no composto da comunicação integrada
d) público interno
e) comunicação interna e responsabilidade social empresarial
f) a comunicação interna na perspectiva do comportamento organizacional
i. Papel e localização na estrutura organizacional
ii. A relação: modelos de comunicação interna-modelos organizacionais
iii. Comunicação interna para o recrutamento e a integração de colaboradores
iv. A comunicação interna e as Orientações Internas de Responsabilidade Social
II – Os eixos da comunicação interna:
a) compreensão
b) circulação
c) confronto
d) coesão
III – Avaliação do estado da comunicação interna
a) diferentes fases de auditoria
b) metodologias utilizadas: do quantitativo ao qualitativo
c) análise dos dados e tomada de decisão
IV – Princípios de intervenção em comunicação interna
a) Plano de comunicação interna
b) Suportes e ferramentas de CI
Docente(s) responsável(eis)
Métodos de Avaliação
- - Exame - 50.0%
- - Trabalho Individual e/ou de Grupo - 50.0%
- - Trabalho Individual e/ou de Grupo - 40.0%
- - Assiduidade e Participação - 20.0%
- - Frequência - 40.0%
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
-Barton, P. (2016). Maximizing internal communication: strategies to turn, heads win hearts, engage employees and get results. NY: Aviva Publishing
-Cowen, D. (2014). Strategic internal communication: how to build employee engagement and performance. London: Kogan Page
-Ewing, M., Men, L. & O’Neil, J. (2019). Using social media to engage employees: insights from internal communication managers. Int Journal of Strategic Communication, 13, 110-132.
-Fitzpatrick, L. & Valskov, K. (2014). Internal communications: a manual for practitioners. London: Kogan Page
-Men, R. & Bowen, S. (2017). Excellence in internal communication management. NY: Busniness Expert Press
-Henriet B. e Boneu F. (1990), “Audit de la communication interne”. Paris : Les Editions de l’Organisation.
-Ruck, K. (2015). Exploring internal communication (3rd ed.) Surrey: Gower Publishing Company
-Vercic, A. & Vocic, N. (2017). Engaging employees through Internal Communication. Public Relations Review, 43, 885-893