Comunicação Interna nas Organizações

Conhecimentos de Base Recomendados

N/A

Métodos de Ensino

As metodologias de envino previstas serão diversificadas de forma a abordar os poontos do programa numa perspectiva compreensiva. Os conteúdos programáticos serão desenvolvidos através do recurso: a

i) sessões teórico-práticas, com uma componente expositiva inicial e de análise e discussão de casos

ii) sessões práticas com a possibilidade de pôr em prática os conceitos adquiridos;

 

Em termos de avaliação, haverá 2 modalidades:

1 – A avaliação de frequência:

a) Teste escrito sobre os pontos I, II e III (40% da nota).

b) Dois trabalhos de grupo finais: (20% + 20% da nota)

c) Trabalhos desenvolvidos e apresentados em aula (20%)

 

2 – Exame:

Baseada na realização de três provas:

(1) um teste escrito no final do semestre (50% da nota)

(2) dois trabalhos individuais idênticos aos de avaliação de frequência (25%+25% da nota).

Resultados de Aprendizagem

A unidade curricular pretende desenvolver as seguintes competências:

– gerais: saber conceber, gerir e avaliar uma política de comunicação interna em função de objectivos e orientações estratégicas;

– específicas: perceber as funções formais e informais da comunicação interna; identificar e caracterizar as políticas de comunicação interna; entender a comunicação interna como instrumento de gestão e como meio de coesão; compreender os limites da comunicação interna e dominar as ferramentas para uma comunicação interna eficaz.

Face às competências apresentadas, pretende-se que os estudantes tenham a capacidade para:

– saber fazer um diagnóstico interno de necessidades de comunicação;

– saber organizar um plano de comunicação interna;

– saber conceber suportes e ferramentas adequadas para pôr em prática a política de

comunicação interna.

Programa

I – Introdução à comunicação interna (CI):

a) conceito e historial

b) articulação com os restantes tipos de comunicação,

c) integração no composto da comunicação integrada

d) público interno

e) comunicação interna e responsabilidade social empresarial

f) a comunicação interna na perspectiva do comportamento organizacional

i. Papel e localização na estrutura organizacional

ii. A relação: modelos de comunicação interna-modelos organizacionais

iii. Comunicação interna para o recrutamento e a integração de colaboradores

iv. A comunicação interna e as Orientações Internas de Responsabilidade Social

 

II – Os eixos da comunicação interna:

a) compreensão

b) circulação

c) confronto

d) coesão

 

III – Avaliação do estado da comunicação interna

a) diferentes fases de auditoria

b) metodologias utilizadas: do quantitativo ao qualitativo

c) análise dos dados e tomada de decisão

 

IV – Princípios de intervenção em comunicação interna

a) Plano de comunicação interna

b) Suportes e ferramentas de CI

Docente(s) responsável(eis)

Métodos de Avaliação

Exame
  • - Exame - 50.0%
  • - Trabalho Individual e/ou de Grupo - 50.0%
Avaliação Contínua
  • - Trabalho Individual e/ou de Grupo - 40.0%
  • - Assiduidade e Participação - 20.0%
  • - Frequência - 40.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

-Barton, P. (2016). Maximizing internal communication: strategies to turn, heads win hearts, engage employees and get results. NY: Aviva Publishing

-Cowen, D. (2014). Strategic internal communication: how to build employee engagement and performance. London: Kogan Page

-Ewing, M., Men, L. & O’Neil, J. (2019). Using social media to engage employees: insights from internal communication managers. Int Journal of Strategic Communication, 13, 110-132.

-Fitzpatrick, L. & Valskov, K. (2014). Internal communications: a manual for practitioners. London: Kogan Page

-Men, R. & Bowen, S. (2017). Excellence in internal communication management. NY: Busniness Expert Press

-Henriet B. e Boneu F. (1990), “Audit de la communication interne”. Paris : Les Editions de l’Organisation.

-Ruck, K. (2015). Exploring internal communication (3rd ed.) Surrey: Gower Publishing Company

-Vercic, A. & Vocic, N. (2017). Engaging employees through Internal Communication. Public Relations Review, 43, 885-893