Conhecimentos de Base Recomendados
Não se aplica.
Métodos de Ensino
A metodologia de ensino contemplará componente teórica e teórico-prática, mas com grande enfoque em modalidades de partilha de conhecimentos, seminário e workshops, bem como debates com a participação de vários especialistas promovendo a partilha de boas práticas organizacionais nestes domínios de estudo.
Resultados de Aprendizagem
Objetivos
- Compreender a interligação entre os conceitos de comunicação, negociação e conflitos nos diversos contextos organizacionais.
- Compreender a importância da adoção de ferramentas e processos de escuta ativa.
- Desenvolver a capacidade de identificação de conflitos e de reconhecimento dos seus mecanismos de escalamento e disseminação em contextos organizacionais.
- Desenvolver a capacidade de gestão construtiva dos vários tipos de conflitos organizacionais e interpessoais.
- Desenvolver a capacidade de empregar estratégias e técnicas de negociação adequadas aos diferentes objetivos de negociação.
- Desenvolver sensibilidade para as diferenças internacionais ao nível da perceção do conflito e aceitabilidade de táticas de negociação.
Competências a Desenvolver
- Comunicação ajustadas a várias situações e ambientes corporativos.
- Gestão construtiva dos vários tipos de conflitos organizacionais e interpessoais.
- Capacidade de identificação e evitamento de enviesamentos cognitivos na negociação.
Programa
- 1. A Comunicação e os Processos de Comunicação:
- Conceções de comunicação
- Elementos do processo de comunicação
- Escuta e feedback
- Comunicação através das culturas
- A Comunicação em ambiente corporativo
- A Comunicação em contextos de crise
- 2. Os Conflitos e a Gestão de Conflitos:
- Conceito de conflito, níveis, categorias e fatores geradores
- Gestão versus resolução de conflitos
- Taxonomias de estilos de gestão de conflitos
- Obstáculos e competências necessárias ao processo
- Dimensão cultural do conflito
- 3. A Negociação e os Processos de Negociação:
- Conceito e processo de negociação
- Tipos e fases de negociação
- Estratégias, táticas e técnicas de negociação
- 4. O pensamento racional na negociação:
- Influência de características individuais no processo de negociação
- Negociação através das culturas
- A cultura organizacional
Docente(s) responsável(eis)
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Bibliografia Essencial
Carvalho, J. C. (2013). Negociação. 4ª edição: Edições Sílabo.
Cunha, P. (2008). Conflito e Negociação. 2ª Edição: Asa.
Cunha, P. & Leitão, S. (2012). Manual de Gestão Construtiva de Conflitos. 2ª Ed.: Edições Universidade Fernando Pessoa.
Pina e Cunha et al. (2016) Manual de Comportamento Organizacional e Gestão. 8ª edição. Editora RH
Bibliografia Complementar
Ferraro, Gary P., and Elizabeth K. Briody (2013), The Cultural Dimension of International Business. 7ª Edição. Upper Saddle River, NJ: Pearson Prentice Hall.
Lewicki, R. J., Saunders, D. M., & Barry, B. (2010). Negotiation. 7ª edição. Boston: McGraw Hill Irwin.
Ramos, P. (2019). Pessoas & Negócios – Mobilizar para a obtenção de Resultados. Coimbra, Editora Actual (Grupo Almedina).