Comunicação, Negociação e Gestão de Conflitos

Conhecimentos de Base Recomendados

Não se aplica. 

Métodos de Ensino

A metodologia de ensino contemplará componente teórica e teórico-prática, mas com grande enfoque em modalidades de partilha de conhecimentos, seminário e workshops, bem como debates com a participação de vários especialistas promovendo a partilha de boas práticas organizacionais nestes domínios de estudo.

Resultados de Aprendizagem

Objetivos

  • Compreender a interligação entre os conceitos de comunicação, negociação e conflitos nos diversos contextos organizacionais.
  • Compreender a importância da adoção de ferramentas e processos de escuta ativa.
  • Desenvolver a capacidade de identificação de conflitos e de reconhecimento dos seus mecanismos de escalamento e disseminação em contextos organizacionais.
  • Desenvolver a capacidade de gestão construtiva dos vários tipos de conflitos organizacionais e interpessoais.
  • Desenvolver a capacidade de empregar estratégias e técnicas de negociação adequadas aos diferentes objetivos de negociação.
  • Desenvolver sensibilidade para as diferenças internacionais ao nível da perceção do conflito e aceitabilidade de táticas de negociação.

 

Competências a Desenvolver

  • Comunicação ajustadas a várias situações e ambientes corporativos.
  • Gestão construtiva dos vários tipos de conflitos organizacionais e interpessoais.
  • Capacidade de identificação e evitamento de enviesamentos cognitivos na negociação.

 

Programa

  • 1. A Comunicação e os Processos de Comunicação:

 

  • Conceções de comunicação
  • Elementos do processo de comunicação
  • Escuta e feedback
  • Comunicação através das culturas
  • A Comunicação em ambiente corporativo
  • A Comunicação em contextos de crise

 

  • 2. Os Conflitos e a Gestão de Conflitos:

 

  • Conceito de conflito, níveis, categorias e fatores geradores
  • Gestão versus resolução de conflitos
  • Taxonomias de estilos de gestão de conflitos
  • Obstáculos e competências necessárias ao processo
  • Dimensão cultural do conflito

 

  • 3. A Negociação e os Processos de Negociação:

 

  • Conceito e processo de negociação
  • Tipos e fases de negociação
  • Estratégias, táticas e técnicas de negociação

 

  • 4. O pensamento racional na negociação:

 

  • Influência de características individuais no processo de negociação
  • Negociação através das culturas
  • A cultura organizacional

Docente(s) responsável(eis)

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Bibliografia Essencial

Carvalho, J. C. (2013). Negociação. 4ª edição: Edições Sílabo.

Cunha, P. (2008). Conflito e Negociação. 2ª Edição: Asa.

Cunha, P. & Leitão, S. (2012). Manual de Gestão Construtiva de Conflitos. 2ª Ed.: Edições Universidade Fernando Pessoa.

Pina e Cunha et al. (2016) Manual de Comportamento Organizacional e Gestão. 8ª edição. Editora RH

 

Bibliografia Complementar

Ferraro, Gary P., and Elizabeth K. Briody (2013), The Cultural Dimension of International Business. 7ª Edição. Upper Saddle River, NJ:  Pearson Prentice Hall.

Lewicki, R. J., Saunders, D. M., & Barry, B. (2010).  Negotiation. 7ª edição. Boston: McGraw Hill Irwin.

Ramos, P. (2019). Pessoas & Negócios – Mobilizar para a obtenção de Resultados. Coimbra, Editora Actual (Grupo Almedina).