Comunicação Política

N/A

Utilizar-se-á nesta unidade curricular uma metodologia expositiva, tomando como ponto de partida os fundamentos teóricos da disciplina. Esta metodologia será complementada pela ilustração dos princípios teóricos a partir do recurso a dados empíricos. Será feito uso de artigos científicos recentes que demostrem a aplicabilidade da teoria a situações concretas.
Os estudantes poderão escolher a modalidade de Avaliação Periódica (uma prova escrita, com o peso de 60%, e um trabalho prático, com um peso de 40%) ou Avaliação por Exame. Existe nota mínima de 8,0 valores em cada um dos elementos da Avaliação Periódica para aprovação na disciplina. A Avaliação por Exame será composta por uma prova escrita sobre toda a matéria, que constituirá 100% da nota final.

Pretende-se que, concluída a unidade curricular, o aluno:
a) Compreenda o fenómeno da comunicação como elemento fundamental da democracia
b) Compreenda a centralidade dos media no funcionamento da democracia
c) Identifique os elementos que constituem a comunicação política, nas suas diversas formas
d) Identifique as ameaças e as oportunidades que atravessam o exercício da comunicação política
e) Distinga formas especializadas de comunicação política nos media
f) Compreenda o funcionamento da comunicação política na era das redes sociais

1. Comunicação e democracia
2. Comunicação política e media
3. Elementos constituintes da comunicação política
4. A crise da comunicação política: novos e velhos problemas
5. Linguagens políticas especializadas
6. A comunicação política na era das redes

Avaliação periódica
  • - Frequência - 60.0%
  • - Trabalho Individual e/ou de Grupo - 40.0%
Exame
  • - Exame - 100.0%

ESTEVES, JP (2019). Comunicação Política e Democracia, Coimbra, Imprensa da Universidade de Coimbra.
CORREIA, JC, FERREIRA, GB & ESPÌRITO SANTO, P. org. (2010). Conceitos de Comunicação Política, Covilhã, Livros LabCom.
FERREIRA, G. B. (2012). Novos Media e Vida Cívica, Covilhã, Livros LabCom.
Hallin, DC., e Paolo Mancini. (2004). Comparing Media Systems: Three Models of Media and Politics. Cambridge: Cambridge University Press.
LOADER, BD & MERCEA, D (eds) (2012). Social Media and Democracy: Innovations in Participatory. Politics, Routledge: London and New York
TRAQUINA, N. & MESQUITA, M. (2003). Jornalismo Cívico, Lisboa, Livros Horizonte.