Conceção, Desenvolvimento e Avaliação de Projetos

N/A.

A UC está organizada de forma a que os seus objetivos correspondam a metodologias diversificadas inerentes às atividades formativas e avaliativas que o formando deve desenvolver e que estão  identificadas e organizadas nas modalidades presencial e à distância síncronas e assíncronas, permitindo ao formando a construção do conhecimento e o desenvolvimento integrado de competências. Serão realizadas sessões de tutoria e disponibilizados fóruns virtuais, de modo a oferecer suporte técnico e social permanente a todos os estudantes e serão avaliados através de:

MODALIDADES

Presencial – 6h contacto

Trabalho Final (grupo) 40%

Apresentação oral do Trabalho Final (individual) 10%

Reflexão crítica (individual) 20%

Note-se que, a avaliação sumativa, realiza-se na última sessão da modalidade presencial.

Distância síncrona – 8h de contacto

Envolvimento/Participação 20%

Distância assíncrona – 11h de contacto

Envolvimento/Participação 10%

– Divulgar práticas nacionais e internacionais incentivando a partilha e a colaboração;

– Promover a reflexão em torno de práticas organizacionais de modo a promover a reflexão sobre o sucesso educativo de todos os alunos;

– Conceber, concretizar e avaliar projetos de intervenção educativa, a partir dos perfis dos seus alunos, nos contextos e com os recursos existentes, considerando e integrando diversas práticas, atividades e estratégias;

– Refletir sobre formas de articulação do trabalho, a desenvolver nos diferentes níveis e estruturas das organizações.

1. Planeamento, Planeamento Estratégico e Planeamento Prospetivo;

2. Etapas, Técnicas e Instrumentos de Planeamento de Projetos;

3. Planeamento na Escola: Projeto Educativo e Plano de Atividades;

4. Gestão de Projetos, Gestão por Projetos.

Avaliação Contínua
  • - Trabalho de grupo (40%) + apresentação oral de trabalho individual (10%) - 50.0%
  • - Envolvimento/ participação Síncrona (20%) + Envolvimento/ participação assíncrona (10%) - 30.0%
  • - Reflexão Crítica individual - 20.0%

Capucha, L. (2008). Planeamento e avaliação de projectos. Lisboa: DGIDC.

Cohen, A.C. & Fradique, J. (2018) Guia da Autonomia e Flexibilidade Curricular. Texto Editora

Ponte, J.; Brunheira, L.; Abrantes, P. & Bastos, R. (1998). Projectos educativos. Mem Martins: Ministério de Educação, Departamento do Ensino Secundário.

Kotter, J. (2000). Que hacen los líderes. Barcelona. Gestión 2000.

Hargreaves, A. (1998). Os professores em tempos de mudança. O trabalho e a cultura dos professores na idade pós-moderna. Lisboa: McGraw Hill.