Conhecimentos de Base Recomendados
N/A
Métodos de Ensino
A metodologia desta unidade curricular, de acordo com a sua essência, privilegia métodos participativos, de colaboração, intervenção e a reflexão crítica. Exige-se, por isso, à/ao estudante um contributo ativo quer no processo individual, quer no processo colectivo de aprendizagem, a partir da pesquisa, desenvolvimento e análise crítica de projetos de intervenção comunitária.
A avaliação respeita o estabelecido no Regulamento Académico do 1.o Ciclo de Estudos da ESEC, pelo que os estudantes poderão escolher uma das seguintes modalidades: avaliação contínua ou avaliação por exame. A avaliação contínua contempla a qualidade do contributo da participação individual nas atividades no âmbito da unidade curricular (25%) e o desenvolvimento de um projeto em grupo (T= 75%: Plano do diagnóstico (5%); Diagnóstico e Planeamento (20%); Execução (20%); Relatório (20%); Apresentação e Discussão (10%)). A avaliação por exame apresenta-se sob a forma de prova escrita sem consulta.
Resultados de Aprendizagem
1. Conhecer áreas, contextos e projetos de intervenção comunitária no âmbito da Gerontologia
2. Identificar as etapas do processo de planeamento
3. Construir e realizar um diagnóstico, definindo os critérios para a sua elaboração, os métodos e as técnicas
4. Definir e formular objetivos e estratégias de ação concertadas
5. Elaborar um plano de atividades e respetiva calendarização
6. Implementar e gerir o projeto
7. Realizar um orçamento de atividade e do projeto
8. Construir um plano de avaliação de projeto, com critérios e indicadores de avaliação do projeto, bem como os métodos e meios que permitirão recolhê-los.
9. Avaliar o projeto
10. Divulgar o projeto
11. Conhecer as fontes e os programas de financiamento de projetos e candidaturas
Programa
1. Áreas, contextos e projetos de intervenção comunitária no âmbito da Gerontologia.
2. Conceito e história de planeamento. Metodologia participada de projeco, elementos constitutivos e pressupostos inerentes. Etapas do processo de planeamento.
3. Construção do diagnóstico, métodos e técnicas de diagnóstico. Definição e formulação de finalidades, objetivos gerais, objetivos específicos e definição de estratégias.
4. Elaboração de programas e projetos, componentes do plano de atividades.
5. Gestão do Projeto e instrumentos de apoio à gestão.
6. Orçamento do projeto
7. Avaliação: avaliação empoderadora, organização de uma equipa de avaliação, critérios, indicadores, métodos e técnicas e instrumentos de avaliação. Avaliação da avaliação.
8. Técnicas de divulgação do projeto.
9. Fontes e programas de financiamento, candidaturas.
Docente(s) responsável(eis)
Métodos de Avaliação
- - Exame - 100.0%
- - Trabalho Individual e/ou de Grupo - 75.0%
- - Assiduidade e Participação - 25.0%
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Bastos, M.; Faria, C.; Pimentel, M.; SILVA, S. (2019). AgeNortC: Capacitar para a 4ª idade. Manual de práticas de base comunitária. Viana do Castelo: IPVC.
Daffron, S.; Caffarella, R. (2021). Planning Programs for Adult Learners: A Practical Guide. New York: Jossey-Bass.
Fetterman, D.; Rodríguez-Campos, L. & Zukoski, A. and Contributors (2018), Collaborative, Participatory, and Empowerment Evaluation. New York: Guilford.
Fonseca, A. (org.) (2018). Boas Práticas de Ageing in Place. Divulgar para valorizar: Guia de Boas Práticas em Portugal. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.
Shiefer, U.; Bal-Döbel, L.; Batista, A.; Döbel, R.; Nogueira, J. & Teixeira, P. (2006). MAPA – Manual de Planeamento e Avaliação de Projectos. Cascais: Principia.
Soeiro, D., & Parreiral, S. (2018). Case Study Letters for Life, Portugal. UNESCO Institute for Lifelong Learning.
Wenger-Trayner, E. & Wenger-Trayner, B. (2020). Learning to make a difference. Value creation in Social Learning Spaces. Cambridge.