Conhecimentos de Base Recomendados
N/A
Métodos de Ensino
A formação está orientada no sentido da integração dos saberes teóricos (T) com a sua objetivação prática nos exercícios físicos (P), presentes em quase todas as aulas (TP). Os alunos desenvolvem trabalhos em que evidenciam a compreensão das matérias.
A presente uc é de avaliação exclusivamente contínua/frequência que inclui os seguintes elementos:
Elemento 1 (40%) – Trabalhos teórico-práticos (TTP) (40 a 80 pontos);
Elemento 2 (40%) – Testes escritos (40 a 80 pontos);
Elemento 3 (20%) – Participação presencial nas aulas.
A classificação é obtida pelo somatório dos resultados nos 3 elementos, mas classificações negativas nos elementos 1 e 2 (inferiores a 40 pontos) contam zero (0) pontos no somatório dos 3 elementos.
O exame de recurso tem como condição de admissão a obtenção do mínimo de 40 pontos no elemento 1 (TTP), e constará de uma prova teórica (100 pontos) e uma prova prática (100 pontos). Para aprovarem os alunos terão de obter pelo menos 50 pontos em cada uma das provas.
Resultados de Aprendizagem
1. Aquisição de conhecimentos sobre modelos conceptuais relativos às componentes da aptidão física (AF) e da condição física (CF).
2. Aquisição de conhecimentos sobre exercícios físicos associados ao treino de cada uma das capacidades e subcapacidades físico-motoras caracterizadoras da AF.
3. Aquisição de conhecimentos sobre testes e baterias de testes de avaliação da AF e da CF adequados a diferentes contextos.
4. Aquisição de conhecimentos sobre princípios e procedimentos para a aplicação correta de testes de AF e de CF.
5. Aquisição de competências associadas à aplicação de testes de avaliação de AF e CF.
Programa
1. Conceitos de Aptidão Física (AF), Condição Física (CF) e “Physical Fitness” (PF).
2. Análise terminológica associada à AF e CF: qualidades físicas, capacidades físicas, capacidades motoras, capacidades físico-motoras, factores e componentes da aptidão física e da condição física.
3. Identificação e caracterização de exercícios físicos associados ao treino e desenvolvimento de capacidades físico-motoras relacionadas com a educação física, o treino desportivo e o exercício físico relacionado com a saúde.
4. Análise e contextualização de testes e baterias de testes de avaliação da AF e da CF.
5. Procedimentos de aplicação de testes e baterias de testes relativos à avaliação da AF e da CF.
Docente(s) responsável(eis)
Métodos de Avaliação
- - Trabalhos teórico-práticos - 40.0%
- - Frequência - 40.0%
- - Assiduidade e Participação - 20.0%
- - Prova prática - 50.0%
- - Prova teórica - 50.0%
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Castelo, J. (coord.) (1998). Metodologia do treino desportivo. Lisboa: FMH.
Coelho e Silva M., Figueiredo A., Sobral F., Ronque E., & Malina R. (2010). Cineantropometria. Curso Básico. Coimbra: FCDEF-UC.
Filho, J. (1999). A prática da avaliação física. Rio de Janeiro: SHAPE.
George, J., Fisher, A. & Vehrs, P. (S/D). Tests y Pruebas Físicas. Barcelona: Paidotribo.
Kirkendall, D., Gruber, J. & Johnson, R. (1987). Measurement and evaluation for physical educators. Champaign: Human Kinetics.
Morrow, J., Jackson, A., Dish, J. & Mood, D. (2003). Medida e avaliação do desempenho humano. São Paulo: Artmed.
Pescatello, S. (Ed.) (2014). ACSM’s Guidelines for Exercise Testing and Prescription. Lippincott Williams & Wilkins.
Plowman, S. & Meredith, M. (Eds.) (2013). Fitnessgram/Activitygram Reference Guide. Dallas, TX: The Cooper Institute.
Weineck, J. (1986). Manual de treinamento esportivo. São Paulo: Manole