Condição Física

Conhecimentos de Base Recomendados

Não se aplica por ser esta unidade curricular estruturante porque apresenta conhecimentos de base para a organização de um quadro conceptual que vai ser necessário em unidades curriculares futuras como é o caso da unidade curricular de Metodologia do Treino Desportivo.

Métodos de Ensino

A formação está orientada no sentido da integração dos saberes teóricos (T) com a sua objetivação prática nos exercícios físicos (P), presentes em quase todas as aulas (TP).

Os alunos desenvolvem, individualmente ou em grupo, trabalhos em que evidenciam a compreensão das matérias.

Alguns dos trabalhos são apresentados e apreciados em aula.

Resultados de Aprendizagem

1. Aquisição de conhecimentos sobre modelos conceptuais relativos às componentes da aptidão física (AF) e da condição física (CF).
2. Aquisição de conhecimentos sobre exercícios físicos associados ao treino de cada uma das capacidades e subcapacidades físico-motoras caracterizadoras da AF.
3. Aquisição de conhecimentos sobre testes e baterias de testes de avaliação da AF e da CF adequados a diferentes contextos.
4. Aquisição de conhecimentos sobre princípios e procedimentos para a aplicação correta de testes de AF e de CF.
5. Aquisição de competências associadas à aplicação de testes de avaliação de AF e CF.

Programa

1. Conceitos de Aptidão Física (AF), Condição Física (CF) e “Physical Fitness” (PF).
2. Análise terminológica associada à AF e CF: qualidades físicas, capacidades físicas, capacidades motoras, capacidades físico-motoras, factores e componentes da aptidão física e da condição física.
3. Identificação e caracterização de exercícios físicos associados ao treino e desenvolvimento de capacidades físico-motoras relacionadas com a educação física, o treino desportivo e o exercício físico relacionado com a saúde.
4. Análise e contextualização de testes e baterias de testes de avaliação da AF e da CF.
5. Procedimentos de aplicação de testes e baterias de testes relativos à avaliação da AF e da CF.

Docente(s) responsável(eis)

Métodos de Avaliação

Avaliação Contínua
  • - Trabalhos teórico-práticos - 40.0%
  • - Assiduidade e Participação - 20.0%
  • - Frequência - 40.0%
Exame
  • - Prova teórica - 50.0%
  • - Prova prática - 50.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Castelo, J. (coord.) (1998). Metodologia do treino desportivo. Lisboa: FMH.

Coelho e Silva M., Figueiredo A., Sobral F., Ronque E., & Malina R. (2010). Cineantropometria. Curso Básico. Coimbra: FCDEF-UC.

Filho, J. (1999). A prática da avaliação física. Rio de Janeiro: SHAPE.

George, J., Fisher, A. & Vehrs, P. (S/D). Tests y Pruebas Físicas. Barcelona: Paidotribo.

Kirkendall, D., Gruber, J. & Johnson, R. (1987). Measurement and evaluation for physical educators. Champaign: Human Kinetics.

Morrow, J., Jackson, A., Dish, J. & Mood, D. (2003). Medida e avaliação do desempenho humano. São Paulo: Artmed.

Pescatello, S. (Ed.) (2014). ACSM’s Guidelines for Exercise Testing and Prescription. Lippincott Williams & Wilkins.

Plowman, S. & Meredith, M. (Eds.) (2013). Fitnessgram/Activitygram Reference Guide. Dallas, TX: The Cooper Institute.

Weineck, J. (1986). Manual de treinamento esportivo. São Paulo: Manole