Conservação de Recursos Genéticos

Genética

Aulas de teórico-práticas. Exposição teórica dos conteúdos programáticos. Resolução de exercícios de aplicação da matéria leccionada.
Realização de projectos práticos de laboratório relacionados com as técnicas aplicadas na conservação dos recursos vegetais e animais. Desenvolvimento da capacidade crítica na aplicação dos conhecimentos teóricos e práticos adquiridos e da capacidade de recolha de informação relevante para as temáticas abordadas.

Esta unidade curricular pretende abordar as questões relacionados com a base molecular e citológica da célula e dos mecanismos e estruturas envolvidas nos fenómenos da hereditariedade e a variabilidade fenotípica.
I. Pretende-se que o aluno estabeleça a associação dos conceitos Mendelianos a nível molecular e entenda o sentido e utilidade da genotipagem, os diferentes procedimentos e consequentes leituras.
II. Domine o conceito de “pool” genético e os princípios de Hardy-Weinberg e conheça as bases do melhoramento genético.
III. Conheça as técnicas de conservação dos recursos genéticos e entenda as limitações e restrições nos animais.

1. Aplicação da Biologia celular na conservação dos recursos genéticos.

2. Princípios de Mendel e relações intergénicas. Hardy-Weinberg e bases de Genética Quantitativa do melhoramento vegetal e animal.

3. Biodiversidade e utilização de recursos genéticos. Conservação in situ, conservação ex situ, bancos de germoplasma. Criopreservação e conservação in vitro.

4. Aplicação de métodos e processos biotecnológicos na caracterização de germoplasma. Especificidades das aplicações animais: criopreservação de gâmetas (células haplóides) e de embriões (aglomerado indiferenciado de células diplóides) e repercussões na conservação do património e no melhoramento genético.

Contínua
  • - Componente Prática - 40.0%
  • - Componente Teórica - 60.0%
Exame
  • - Exame escrito - 100.0%

Fehr, W. (1993) Principles of Cultivar Development. Vol. 1 and 2. Macmillan Publishing Company, USA.
Frankham, R., Ballou, J.D., Briscoe, D.A (2002) Introduction to Conservation Genetics. Cambridge University Press.
N. Kameswara Rao, Jean Hanson, M. Ehsan Dulloo, Kakoli Ghosh, David Nowell and Michael Larinde (2006) Manual of Seed Handling in Genebanks.Handbooks for Genebanks No. 8, Bioversity International, Italy.
Gardner, E.J.; Simmons, M.J. ; Snustad D. P. (1991) Principles of genetics. 8th ed. New York: John Wiley & Sons, Inc.
Hendrick, P.W. (2000). Genetics of populations. 2nd ed. Sudbury: Jones and Bartlett Publishers.