Contabilidade de Gestão e Sistemas de Controlo

Conhecimentos básicos de português e de matemática.

Nesta unidade curricular são utilizadas as seguintes metodologias de ensino:

1) Metodologias verbais (dizer), fazendo uso dos recursos pedagógicos: exposição, explicação e diálogo;

2) Metodologias intuitivas (mostrar), fazendo uso dos recursos pedagógicos: demonstração e audiovisuais;

2) Metodologias ativas (fazer), fazendo uso dos recursos pedagógicos: resolução, individual ou de grupo, de exercícios/casos práticos.

Espera-se que no final da unidade curricular cada aluno esteja habilitado a:

a) Compreender o papel e a importância da contabilidade enquanto sistema de informação e compreender a complementaridade da contabilidade de gestão relativamente à contabilidade financeira;

b) Reconhecer a importância da informação para o processo de tomada de decisão;

c) Saber avaliar as complementaridades e interligações entre os sistemas contabilísticos de planeamento e controlo de gestão e compreender o conceito centros de responsabilidades e de preço de transferência interna.

1. Noções fundamentais de contabilidade

1.1. Bens, direitos, obrigações e património

1.2. Gastos, rendimentos e resultados

1.3. O balanço e a demonstração de resultados

2. Introdução à contabilidade de gestão

2.1. Conceitos fundamentais

2.2. Classificação dos custos

2.3. Componentes do custo industrial

2.4. Apuramento do custo industrial

2.5. Análise custo/volume/resultado

3. Introdução ao controlo de gestão

3.1. Custos relevantes para a tomada de decisão

3.2. A Teoria das Limitações ou Restrições (TOC)

4. A organização e o controlo de gestão

4.1 Centros de responsabilidade

4.2. Preços de transferência interna

5. O planeamento e a gestão orçamental

2) Avaliação por exame
  • - Prova escrita individual - 100.0%
1) Avaliação por frequência
  • - Prova escrita individual - 35.0%
  • - Prova escrita individual - 30.0%
  • - Prova escrita individual - 35.0%

Borges, A.; Rodrigues, A.; Rodrigues, R. (2014). Elementos da Contabilidade Geral. Lisboa: Áreas Editora (26.ª Edição).

Caiado, A. C. Pires (2020). Contabilidade analítica e de gestão. Lisboa: Áreas Editora (9.ª Edição).

Jordan. H.; Neves, J. C.; Rodrigues, J. A. (2015). O Controlo de gestão – ao serviço da estratégia e dos gestores. Áreas Editora (10ª Edição).

Lourenço, Isabel; Morais, Ana I.; Lopes, Ana I. (2018). Fundamentos de Contabilidade Financeira – Teoria e casos. Edições Sílabo (2ª Edição).

Major, M. J.; Vieira, R. (2018). Contabilidade e controlo de gestão. Escolar Editora (2ª Edição).

Pires, J.; Gomes, J. (2015). SNC – Sistema de Normalização Contabilística: Teoria e Prática. Lisboa: Vida Económica (5.ª Edição).

Reis, H; Rodrigues, J. (2014). Controlo de gestão – ao encontro da eficiência. Escolar Editora (2ª Edição).