Contabilidade de Gestão Estratégica

Conceitos básicos de Contabilidade de Gestão

Será utilizada uma metodologia expositiva dos principais conceitos e fundamentos teóricos, acompanhada pela resolução de casos práticos, permitindo assim aos estudantes uma melhor compreensão da sua aplicação à gestão de custos nas organizações.

OBJETIVOS

1. Apoiar os mestrandos na identificação de novas tendências da Contabilidade de Gestão.

2. Refletir de forma crítica e aprofundada, sobre conceitos e técnicas de Contabilidade de Gestão, confrontando as diferentes opiniões e experiências dos mestrandos.

3. Sensibilizar os alunos para os aspetos de maior interesse na atualidade da contabilidade numa perspetiva de gestão de custos das organizações, tendo presente o atual contexto de mudança e turbulência, e para as vertentes económica, social, ambiental e humana da contabilidade, nomeadamente numa perspetiva dinâmica de mudança de comportamento dos elementos e equipas das organizações.

COMPETÊNCIAS

Os mestrandos devem identificar as necessidades de informação no âmbito da Contabilidade de Gestão e saber produzir informação contínua ou pontual que permita uma efetiva gestão de custos na empresa.

Os mestrandos devem saber adequar os conhecimentos obtidos aos vários setores de atividade.

Em termos empresariais e no âmbito da gestão estratégica de custos os mestrandos devem saber obter informação, analisá-la e transmiti-la sempre num enquadramento de trabalho de equipa.

1. A GESTÃO DE CUSTOS NA ATUALIDADE
1.1. A Contabilidade de Gestão e a Gestão de Custos.
1.2. Natureza da Gestão de Custos – as funções da gestão e a gestão de custos.
1.3. Novas tendências da Contabilidade de Gestão.

2. GESTÃO DE CUSTOS PARA PLANEAMENTO, DECISÃO E CONTROLO OPERACIONAL
2.1. A estimação de custos. A gestão de custos e a tomada de decisão.
2.2. Modelização do resultado: Análise Custo-Volume-Resultado (C-V-R).
2.3. Controlo da Produtividade.

3. CONCEITOS MODERNOS DE GESTÃO DE CUSTOS
3.1. Gestão de Custos Tradicional e Estratégica.
3.2. O ambiente atual dos negócios e as técnicas de gestão contemporâneas.
3.3. Gestão baseada nas atividades (ABM).
3.4. Custeio alvo (“Target Costing”).
3.5. O “Kaizen-Costing”, Teoria das Limitações (TOC).
3.6. Custeio para o Ciclo de Vida (Life–cycle Costing) – a importância do “Design”.
3.7. Gestão da Qualidade Total. Custos da Qualidade.
3.8. Qualidade Total e reengenharia de processos.
3.9. Just in time (Blackflush costing).
3.10. Custos do Tempo – o tempo como vantagem competitiva.

Bibliografia principal:

• Ferreira, Domingos e outros, 2019, Contabilidade de Gestão Estratégia de Custos e de Resultados – Cost and Management Accounting, 2ª Edição, Editora Rei dos Livros;
  • Ferreira, Domingos e outros, 2019, Contabilidade de Gestão Estratégia de Custos e de Resultados – Advanced Management and Managerial Accounting, 2ª Edição, Editora Rei dos Livros;
  • Drury, Colin, (2021), Management & Cost Accounting”, 11th Edition, Cengage Learning EMEA, Londres, Reino Unido.

Bibliografia Adicional:

• Burns, J., Quinn, M., Warren, E., Oliveira, J.; Management Accounting, McGraw-Hill, 2013, 1st Edition
  • Blocher, E., Stout, D., Cokins, G.; Cost Management: A Strategic Emphasis, McGraw-Hill, McGraw-Hill International Edition, Nova York 2013
  • Drury, Colin, (2015), Management Accounting for Business, South-Western, Cengage Learning, 2016, 6th edition or 5th , 4th edition
  • Garrison, Ray H. Noreen, Eric W. e Brewer, Peter (2015), Managerial Accounting, 15th Edition, McGraw-Hill, New York.
  • Hilton, R.W., Maher, M.W., Selto, F.H.; Cost Management – Strategies for Business Decisions, McGraw-Hill, 2008
  • Horngren, C., Datar, S., Rajan, M; Cost Accounting. A Managerial Emphasis, Prentice-Hall International, 2012
  • Saraiva, A., Rodrigues, A., Coimbra, C., Fantasia, M. e Nunes, R., (2018), Contabilidade de Gestão – Métodos de Custeio e Valorização de Inventários, 1ª edição, Editora Almedina, Coimbra.