Contabilidade e Controlo de Gestão

Conhecimentos básicos de português e de matemática.

Nesta unidade curricular são utilizadas as seguintes metodologias de ensino:

1) Metodologias verbais (dizer), fazendo uso dos recursos pedagógicos: exposição, explicação e diálogo;

2) Metodologias intuitivas (mostrar), fazendo uso dos recursos pedagógicos: demonstração e audiovisuais;

2) Metodologias ativas (fazer), fazendo uso dos recursos pedagógicos: resolução, individual ou de grupo, de exercícios/casos práticos.

Espera-se que no final da unidade curricular cada aluno esteja habilitado a:

a) Compreender o papel e a importância da contabilidade enquanto sistema de informação e compreender a complementaridade da contabilidade de gestão relativamente à contabilidade financeira;

b) Reconhecer a importância dos sistemas de informação de apoio à gestão, no âmbito do planeamento e controlo de gestão;

c) Compreender e articular a informação proporcionada pela diversidade dos sistemas de informação, no processo de tomada de decisão;

1. Introdução

2. Introdução à contabilidade de gestão

2.1. Conceitos fundamentais

2.2. Classificação dos custos

2.3. Componentes do custo de produção

2.4. Apuramento do custo de produção

2.5.Centros de análise e a informação para a gestão

2.5.1. Centros de custo principais e auxiliares

2.5.2. Repartição dos custos pelos centros. Reembolsos.

2.5.3. Método das secções homogéneas

2.6. O custeio baseado nas atividades (método ABC)

3. Introdução ao controlo de gestão

3.1. Custos relevantes para a tomada de decisão

3.2. Análise custo/volume/resultado

3.3. Centros de responsabilidade

4. O planeamento e a gestão orçamental

5. Conceção e implementação de sistemas de contabilidade e controlo de gestão

Avaliação periódica
  • - Teste escrito - 50.0%
Avaliação final
  • - Teste escrito - 100.0%

Borges, A.; Rodrigues, A.; Rodrigues, R. (2021). Elementos da Contabilidade Geral. (27.ª Edição). Áreas Editora.

Borralho, C. (2023). Sistemas de Planeamento e Controlo de Gestão – Fundamentos e ferramentas de suporte. (2.ª Edição). Edições Sílabo.

Caldeira, J. (2022). 100 Indicadores de Gestão – Key Performance Indicators. (2.ª Edição). Actual Editora.

Cruz, I.; Coimbra, C.; Abrantes, L.; Céu Alves, M; Quesado, P. (2023). Contabilidade de Gestão Avançada – Gestão Estratégica de Custos e Avaliação do Desempenho. (1.ª Edição). Almedina.

Jordan, H.; Carvalho das Neves, J. e Azevedo Rodrigues, J. (2021). O controlo de Gestão ao serviço da estratégia e dos gestores. (11ª Edição). Áreas Editora.

Major, M.J.; Vieira, R. (2018). Contabilidade e Controlo de Gestão – Teoria, Metodologia e Prática. (2.ª Edição). Escolar Editora

Pires Caiado, A. C. (2020). Contabilidade Analítica e de Gestão. (9.ª Edição). Áreas Editora.

Saraiva, A.; Rodrigues, A. I.; Coimbra, C.; Fantasia, M.; Nunes, R. (2019). Contabilidade de Gestão – Cálculo de Custos e Valorização de Inventários. Almedina.