Contabilidade e Relato Financeiro

Conhecimento base de Contabilidade Financeira.

Nesta unidade curricular será exclusivamente assegurado horário de atendimento para apoio ao estudo e esclarecimento de dúvidas.

Espera-se que no final da unidade curricular cada estudante esteja habilitado(a) a:

a) descrever o sistema de normalização contabilística vigente, conceitos inerentes, bem como identificar as normas contabilísticas aplicáveis às diferentes entidades;

b) identificar os elementos de relato financeiro aplicáveis a cada entidade;

c) preparar e interpretar as diferentes demonstrações financeiras de síntese, bem como outras peças de relato financeiro;

d) aplicar normas contabilísticas específicas.

1. A contabilidade como sistema de informação

1.1. Harmonização e normalização contabilística

1.2. Problemática da diversidade de sistemas contabilísticos / obstáculos e vantagens da normalização contabilística

1.3. Processo de normalização contabilística em Portugal e na UE

1.4. Principais organismos reguladores

2. Sistema de normalização contabilística

2.1. Níveis de normalização atuais

2.2. Estrutura concetual

3. Documentos de prestação de contas

3.1. Relatório de gestão

3.2. Demonstrações financeiras obrigatórias e facultativas

3.3. Outros documentos

4. Outras obrigações inerentes ao processo de prestação de contas

4.1. Processo de apreciação e deliberação

4.2. Registo, depósito e publicidade

4.3. Prestação de contas para efeitos fiscais

4.4. Dossier fiscal

5. Normas contabilísticas e de relato financeiro

5.1. NCRF 24 – Acontecimentos após a data do balanço

5.2. NCRF 21 – Provisões, passivos contingentes e ativos contingentes

5.3. NCRF 4 – Políticas contabilísticas, alterações nas estimativas contabilísticas e erros

Avaliação por frequência
  • - Teste teórico-prático - 60.0%
  • - Trabalho de grupo - 40.0%
Avaliação por exame
  • - Teste teórico-prático - 100.0%

Aviso n.º 8254/2015 da Secretaria Geral do Ministério das Finanças. (2015). Diário da República: II série, n.º 146.

Aviso n.º 8256/2015 da Secretaria Geral do Ministério das Finanças. (2015). Diário da República: II série, n.º 146.

Borges, A., Rodrigues, J. A., Rodrigues, J. M. & Rodrigues, R. (2007).  As novas demonstrações financeiras de acordo com as normas internacionais de contabilidade (2.ª Edição). Áreas Editora.

Decreto-Lei n.º 98/2015 do Ministério das Finanças. (2015). Diário da República: I série, n.º 106.

Gomes, J. & Pires, J. (2015). SNC – sistema de normalização contabilística – teoria e prática (5.ª Edição). Vida Económica.

Gonçalves, C., Santos, D., Rodrigo, J. & Fernandes, S. (2020). Contabilidade financeira explicada: manual prático (4.ª Edição). Vida Económica.

Gonçalves, C., Santos, D., Rodrigo, J. & Fernandes, S. (2016). Relato financeiro– interpretação e análise (3.ª Edição). Vida Económica.

Portaria n.º 218/2015 do Ministério das Finanças. (2015). Diário da República: I série, n.º 142.

Portaria n.º 220/2015 do Ministério das Finanças. (2015). Diário da República: I série, n.º 143.

Rodrigues, J. (2019). Sistema de normalização contabilística – SNC explicado (7.ª Edição). Porto Editora.