Controlo de Gestão de Projectos

Avaliação de Projetos

Gestão Orçamental

Aulas teórico-práticas, com exposição teórica dos conteúdos programáticos, acompanhada da resolução de casos práticos particularmente adequados para complementar as problemáticas desenvolvidas na exposição teórica. No que concerne ao software Microsoft Project as aulas serão práticas e lecionadas através das plataformas informáticas disponíveis na Escola ou de uso particular por parte do aluno, que, neste caso deverá instalar o software no seu portátil (através de indicações concretas que serão disponibilizadas para o efeito); os princípios básicos serão lecionados nas aulas, devendo ser posteriormente explorado pelos alunos.

Objetivos:

Fomentar a aprendizagem e implementação de boas práticas de gestão e controlo de projetos de acordo com modelo preconizado pelo Project Management Institut (P.M.I.) e orientações da International Organization Standardizations (ISO), complementadas com o recurso a ferramentas informáticas (software MS Project).

Competências:

Concluída a Unidade Curricular, o aluno deverá ser capaz de:

• Estruturar e planear um projeto ao longo das fases do seu ciclo de vida, nomeadamente ao nível do âmbito, da qualidade e do risco do projeto,
  • Planear, orçamentar e controlar um projeto de acordo com a metodologia EVM (Earned Value Management),
  • Explorar e aplicar as potencialidades das ferramentas do software Microsoft Project no apoio ao planeamento do projeto e à implementação do método EVM.

1. Enquadramento da Gestão e Controlo de Projetos;
  2. Normalização da gestão de projetos – Definição dos grupos de processos e áreas de conhecimento de gestão de projetos. PMI; IPMA e ISO 21500;
  3. Ciclo de vida do projeto: fases do projeto;
  4. Processos de arranque do projeto;
  5. Processos de planeamento, orçamentação, realização e controlo;
  6. Gestão do Âmbito do Projeto:

i.      Planear e Definir o Âmbito do Projeto

ii.      Work Breakdown Structure (WBS)

iii.      Matriz de Responsabilidades

7. Gestão do tempo e do custo:

i.      Criar o cronograma do projeto: Definir e sequenciar as atividades; construção da rede e determinação do caminho crítico

ii.      Gráfico de Gantt: Alocar recursos

iii.      Estimar os custos e determinar o orçamento do projeto

iv.      Controlar os custos e o desempenho do projeto. Metodologia do EVM. Relatórios de desempenho

8. Gestão da qualidade do projeto

9 . Gestão de riscos em projetos

10. Gestão da comunicação. Negociação e gestão de conflitos

11. Gestão das aquisições para o projeto

12 .Processos de encerramento do projeto

13. Apresentação e exploração do software Microsoft Project – programa de suporte à gestão e controlo de projetos.

1. MIGUEL, António (2019) – Gestão Moderna de Projetos. Lidel, FCA. 8ª Edição
  2. Carvalho, Nuno Ponces e Bernardo, Maria do Rosário (2023) – Gestão de Projetos- As práticas no contexto organizacional-  Edições Silabo, 2ª Edição
  3. ROLDÃO, Victor (2016) – Gestão de Projectos – Abordagem Instrumental ao Planeamento, Organização e Controlo. Ed. Monitor, Lisboa. 5ª Edição
  4. FEIO, Rui (2011) – Gestão de Projetos com o Microsoft Project 2010. Lidel, FCA.
  5. CARVALHO, M. M e RABECHINI, Roque (2015) – Fundamentos da Gestão de Projetos. Editora Atlas. 4ª Edição
  6. ISO 21500 – Guidance on Project Management – 2012.
  7. PMBoK (Project Management Body of Knowledge). 4ª Ed. PMI.