Controlo de Invasões Biológicas e Recuperação de Ecossistemas

Resultados de Aprendizagem

a. Conhecer e saber discutir as principais questões relacionadas com a problemática das invasões biológicas e com outros factores de degradação de ecossistemas; b. Reconhecer as principais espécies invasoras presentes em Portugal, incluindo os seus planos de ação (quando existentes) e enquadramento legal; c. Ter capacidade para participar no diagnóstico do estado de degradação de um ecossistema (incluindo devido a invasão) e na elaboração de propostas e na implementação de planos de recuperação de ecossistemas e habitats invadidos.

Programa

1. Introdução às invasões biológicas: terminologia, dimensão do problema, processos, impactes e atributos das espécies invasoras; 2. Caracterização das espécies invasoras em Portugal e, existindo, seus planos de ação e enquadramento legal; 3. Diagnóstico do estado de degradação de um ecossistema e outros fatores de degradação; 4. Fases dos planos de gestão de invasoras, incluindo casos de estudo, e metodologias de controlo para diferentes grupos de espécies; 5. Principios e técnicas gerais de recuperação de ecossistemas.

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Falk, Donald A. et al.; Foundations of restoration ecology, SER, 2006. ISBN: 978-1-59726-017-6 Marchante H, Morais M, Freitas H, Marchante E 2014. Guia Prático para a Identificação de Plantas Invasoras em Portugal. IUC. Coimbra. pp. 208. Disponível através de: http://invasoras.pt/guia-_plantas_invasoras_disponivel_online/ Vicente , J. R., Queiroz, A. I., Dias e Silva, L. F., Marchante , E., & Pradinho Honrado, J. (2018). As invasões biológicas em Portugal: história, diversidade e gestão. Porto: Arte e Ciência – Universidade do Porto.