Conhecimentos de Base Recomendados
NA
Métodos de Ensino
1 – Método expositivo: método explicativo onde factos, conceitos, princípios e generalizações são definidos eapresentados pelo professor e discutidos com a turma, seguido de exemplos demonstrativos;
– Método experimental: método activo onde o aluno desenvolve o conhecimento através da resolução deproblemas e o desenvolvimento de projecto, em dinâmica de grupo e trabalho individual e reflectivo
Resultados de Aprendizagem
): A disciplina de Controlo Industrial é apresentada numa perspectiva de Automação Industrial, com o objetivo de introduzir a análise e projecto de sistemas de controlo industriais, de forma aplicada. É dado ênfase à realização prática dos assuntos abordados, nomeadamente pela utilização de autómatos programáveis aplicados a sistemas industriais (realização de trabalhos práticos). Depois desta disciplina pretende-se que os alunos estejam preparados para iniciar uma atividade industrial na área, estabelecer diálogo com especialistas, e ser capaz de operar e manter equipamentos automáticos industriais.
Programa
Introdução à Automação Industrial: motivação, controlo de processo, componentes e interfaces Controlo de Processo
Sistemas em malha-aberta e em malha-fechada
Controladores automáticos industriais (On/Off, P, PI PD e PID)
Autómatos Programáveis: Constituição, organização e programação
Sistemas de entrada e saída: interfaces
Programação de Autómatos Industriais
Conjunto de instruções e exemplos (utilizam-se autómatos Siemens da família S7-1200) Requisitos para a automação industrial: onde, como e quando.
Métodos de Avaliação
- - um trabalho prático individual (50%) - 50.0%
- - uma prova escrita individual (50%) - 50.0%
- - trabalhos práticos individuais (75%) - 75.0%
- - uma prova escrita individual (25%); - 25.0%
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Automação Industrial, J. Norberto Pires, ETEP – Edições Técnicas e Profissionais, Lidel, 2002.
Automated Manufacturing Systems, S.B. Morriss, McGraw Hill, 1994.
Modern Control Engineering (5th Edition), Katsuhiko Ogata, Prentice Hall, 2009.