Conhecimentos de Base Recomendados
Não aplicável (NA)
Métodos de Ensino
Os conteúdos programáticos serão lecionados em sessões teóricas expositivas, onde são apresentados os conceitos fundamentais e o “estado da arte”. As sessões teóricas são complementadas com sessões práticas relacionadas com os conteúdos lecionados e posterior discussão da metodologia utilizada e dos resultados obtidos. É ainda solicitado aos estudantes a realização de trabalhos práticos sobre os conteúdos abordados, fora das horas de contacto previstas para a UC. Usar-se-á ainda o apoio da plataforma e-learning da escola e dos documentos referenciados para estudo dos conteúdos programáticos.
Resultados de Aprendizagem
1. Conhecer os fundamentos e aplicações do Controlo Motor como área de estudo do comportamento motor.
2. Compreender os conceitos básicos e terminologia fundamental utilizada em aprendizagem motora.
3. Reconhecer as operações, os processos e os mecanismos subjacentes à prestação e aprendizagem motora.
4. Conhecer os modelos e as teorias explicativas do controlo e aprendizagem motora.
5. Compreender os fatores de aprendizagem e interpretação dos seus efeitos na aquisição e aprendizagem motora.
6. Aplicar os conteúdos da UC ao campo da Educação Física e do Desporto.
Programa
1. Performance, aprendizagem e medidas de desempenho motor
2. Operações de Aprendizagem
3. Fatores de aprendizagem: Instrução e demonstração; Organização da prática; Variabilidade das condições de prática e interferência contextual Informação de retorno sobre o resultado
4. Teorias e modelos de controlo motor e aprendizagem: Teoria do circuito fechado; Teoria do esquema; Teoria dos
sistemas dinâmicos
5. Parâmetros e invariantes do controlo motor
6. Memória
7. Transfer
Docente(s) responsável(eis)
Métodos de Avaliação
- - Prova prática/apresentação oral - 50.0%
- - Assiduidade e Participação - 20.0%
- - Trabalho laboratorial ou de campo - 30.0%
- - Prova teórica - 70.0%
- - Prova prática - 30.0%
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Schmidt, R.A., & Lee, T.D. (2020). Motor Learning and Performance: From Principles to Application (6th ed.). Champaign, IL: Human Kinetic
Godinho, M., Mendes, R., Melo, F., & Barreiros, J. (1999). Controlo Motor e Aprendizagem: Fundamentos e aplicações práticas, Lisboa; Edições FMH
Dias et al. (2013). Modelos explicativos do controlo motor na aprendizagem e treino de movimentos desportivos. Annals of Research in Sport and Physical Activity, 4, 10-20
Dias, G. et al. (2015). Cognition and action: an ecological perspective in sport. European Journal of Human Movement, 35, 137-147
Magill, R., & Anderson, D. (2021). Motor Learning and Control: Concepts and Applications. (12th ed.). New York, NY: McGraw-Hill Education
Tani, G. (2005). Comportamento motor: Aprendizagem e desenvolvimento. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan
Davids, K., Button, C., & Bennett, S. (2008). Dynamics of Skill Acquisition: A Constraints-Led Approach. Champaign: Human Kinetics
Godinho, M. (2007). Controlo motor e aprendizagem: Fundamentos e aplicações. Lisboa: UTL-FMH
Godinho, M., Mendes, R., Melo, F., Matos, R., & Barreiros, J. (2005). Controlo motor e aprendizagem: Trabalhos Práticos. Lisboa: FMH
Godinho, M., & Mendes, R. (1996). Aprendizagem motora: Informação de retorno sobre o resultado. Lisboa: FMH
Lee, T. (2011). Motor Control in Everyday Actions. Champaign: Human Kinetics
Passos, P. (2013). Comportamento Motor, Controlo e Aprendizagem. Lisboa: FMH
Rose, D. (1997). A multilevel approach to the study of motor learning and control. Boston: Allyn & Bacon
Schmidt, R., & Lee, T. (2014). Motor Learning and Performance. Champaign: Human Kinetics