Conhecimentos de Base Recomendados
N/A
Métodos de Ensino
A metodologia terá como princípio básico a interdisciplinaridade, promovendo o desenvolvimento e a formação de indivíduos autónomos e críticos. Os conteúdos teórico-práticos serão apresentados através da exposição oral por parte do docente. Nas aulas práticas-laboratoriais serão adotadas as seguintes estratégias e procedimentos: Exposição oral das téncicas, demonstração, observação/correção dos trabalhos realizados pelos estudantes.
O processo de avaliação será efetuado por avaliação contínua ou por exame.
Por avaliação contínua:
Componente teórico-prática (30%)
•Projecto de realização de um menu asiático americanos sustentável e respectiva apresentação oral.
Componente prática-laboratorial (50%)
Comportamento e atitudes (20%)
Por exame:
Componente teórico-prática (40%)
• Componente prática-laboratorial (60%)
Resultados de Aprendizagem
• Reconhecer a cultura gastronómica Oriental e a Americana como expressões culturais do património imaterial;
• Identificar a gastronomia oriental e americana atavés de seus ingredientes e técnicas mais características;
• Reconhecer e executar as técnicas de cozinha utilizadas nos diferentes países do Oriente e da América;
•Reconhecer a gastronomia da América do Norte;
•Reconhecer a gastronomia da América Central;
•Reconhecer a gastronomia da América do Sul;
•Confecionar e apresentar um conjunto de pratos orientais e americanos;
•Saber aplicar várias técnicas na concretização dos produtos de origem oriental e americana.
Programa
•Gastronomia americana e gastronomia oriental: artes e costumes culinários;
•Ingredientes mais característicos da cozinha americana;
•Ingredientes mais característicos da cozinha oriental;
•Cozinha da América do Norte;
•Cozinha da América Central;
•Cozinha da América do Sul;
•Cozinha da Ásia Oriental;
•Cozinha do Sul da Ásia;
•Cozinha do Sudeste da Ásia;
•Cozinha do Médio Oriente;
•Confeção de diversos pratos dos diferentes países Americanos; •Confeção de diversos pratos dos diferentes países Orientais e Asiáticos.
Docente(s) responsável(eis)
Métodos de Avaliação
- - Componente Teórica-Prática - 40.0%
- - Componente Prática Laboratorial - 60.0%
- - Projecto - 30.0%
- - Comportamento e Atitudes - 20.0%
- - Componente Prática-Laboratorial - 50.0%
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Andersen, M. Cristina. (2005). Cozinha árabe. Editora Melhoramentos Beluzzo, Rosa. (2004). Os sabores da América. Editora Senac
Kina, Eiko M. (2005). Cozinha japonesa. Editora Melhoramentos
Larousse do Brasil. (2005). Larousse da Cozinha no Mundo–Américas. Editora Larousse do Brasil Larousse do Brasil. (2005).
Larousse da Cozinha no Mundo–Ásia e Oceânia. Editora Larousse do Brasil Larousse do Brasil. (2005).
Larousse da Cozinha no Mundo–Oriente Médio, África e Índico. Editora Larousse do Brasil
Modesto, M. de Lourdes. (2006). Cozinha chinesa. Verbo
Modesto, M. de Lourdes. (2006). Cozinha mexicana. Verbo
Moro, Fernanda de Camargo. (2000). Arqueologias culinárias da Índia. Editora Record
Palazuelos, Suzana. (1993). O mais belo livro da cozinha do México. Verbo Passamore, Fachi. (1993). O mais belo livro da cozinha da Ásia. Verbo Poladitmost, Panurat. (1993). O mais belo livro da cozinha da Tailândia. Verbo
Sinclair, Kevin. (1993). O mais belo livro da cozinha da China. Verbo