Conhecimentos de Base Recomendados
Não aplicável
Métodos de Ensino
A metodologia combina diferentes abordagens teóricas e práticas:
– Aulas teórico-práticas de modo a dotar os alunos de conceitos considerados essenciais para a aprendizagem e construção criativa; – Análise e discussão de estudos de casos de produtos turísticos inovadores e sustentáveis; – Desenvolvimento de trabalhos pelos alunos; – Sessões de orientação tutorial destinadas a acompanhar e supervisionar o trabalho autónomo não presencial desenvolvido pelos alunos. Se possível, prevê-se ainda a realização de uma visita de estudo com vista a permitir aos alunos contactar com a realidade e dinâmica de desenvolvimento de produtos de ecoturismo na região
Resultados de Aprendizagem
1. Compreender o conceito de produto e destino turístico; 2. Conhecer as características dos principais produtos turísticos; 3. Reconhecer os produtos turísticos estratégicos para Portugal; 4. Identificar oportunidades e desafios na criação de novos produtos turísticos, em particular, no âmbito do património natural e ecoturismo; 5. Identificar a capacidade competitiva de Portugal para o desenvolvimento de produtos turísticos baseados no património natural; 6. Identificar os produtos turísticos susceptíveis de satisfazer as necessidades dos consumidores; 7. Compreender as questões subjacentes ao desenvolvimento do Turismo para Todos; 8. Criar formas alternativas e inovadoras de produtos turísticos suscetíveis de valorizar as características endógenas dos territórios e promovendo o seu desenvolvimento sustentável
Programa
1.Introdução: Conceito, componentes e características do produto turístico; Conceito de destino turístico; Ciclo de vida do produto/destino turístico; 2. Linhas de desenvolvimento estratégico do Turismo em Portugal; 3. Enquadramento conceptual, evolução, tendências e análise da oferta efetiva e potencial em Portugal dos seguintes produtos turísticos: Turismo de Natureza / Ecoturismo; Turismo de Saúde e Bem-Estar; Turismo Desportivo: Golfe e Náutico; Turismo Cultural e Turismo Religioso; Turismo de Negócios; 4. Turismo Acessível: Enquadramento e conceptualização; A oferta turística acessível: uma visão sistémica; Turismo Acessível e o paradigma do turismo sustentável
Docente(s) responsável(eis)
Métodos de Avaliação
- - Prova escrita - 100.0%
- - Testes de avaliação individual - 40.0%
- - Trabalho de grupo - 50.0%
- - Participação e interesse nos trabalhos realizados em sala de aula - 10.0%
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Björk, P. & Kauppinen-Räisänen, H. (2014). Culinary-gastronomic tourism – a search for local food experiences. Nutrition & Food Science. 44 (4),294-309
Fennell, D.A. (2014). Ecotourism. New York: Routledge.
Fullagar, S., Kevin, W. & Markwell, E. (2012). Slow Tourism Experiences and Mobilities, Channel View Publications.
Novelli, M. (2005). Niche Tourism: contemporary issues, trends and cases. Oxford: Elsevier
Richards, G. (2007). Cultural Tourism: Global and local perspectives. Psychology Press.
Richards, G., & Hall, D. (Eds.). (2003). Tourism and sustainable community development (Vol. 7). Psychology Press.
Turismo de Portugal, IP. (2014). Turismo 2020 Plano de Ação para o Desenvolvimento do Turismo em Portugal. Lisboa: TP
Turismo de Portugal, IP. (2017). Manual de Gestão de Destinos Turísticos Acessíveis. Lisboa: Turismo de Portugal.