Conhecimentos de Base Recomendados
N/A
Métodos de Ensino
O desenvolvimento das competências previstas nesta unidade curricular é potenciado por metodologias baseadas em sessões expositivas e ativas, nas quais se explora a capacidade dos alunos para ler e resumir informação bibliográfica, de forma possibilitar o debate dos conteúdos programáticos.
A avaliação contínua tomará em consideração a qualidade da participação nas aulas (presença e realização dos trabalhos práticos) e a classificação numa prova escrita.
O processo de avaliação de conhecimentos terá como eixo os trabalhos práticos realizados ao longo do semestre (60%) e uma prova escrita de avaliação (40%).
A avaliação por exame, a realizar no final do ano letivo, será baseada na realização de uma prova escrita, que versará sobre a totalidade do programa.
Resultados de Aprendizagem
Compreender o estudo dos novos media enquanto uma área multifacetada.
Caracterizar os Novos Media.
Compreender diferentes manifestações da Cibercultura, ao nível social, económico, educacional e político.
Programa
O que são os Novos Media?
– Abordagens modernistas e pós-modernistas ao estudo dos Novos Media
– Cinco princípios para diferenciar os Novos Media: representação numérica, modularidade, automação, variabilidade e transcodificação
O movimento da Cibercultura
– A Internet enquanto artefacto social e tecnológico
– Novos hábitos de consumo de informação
– A expansão do “grátis”
– Tecnologias sociais e relações interpessoais
– A sociedade em rede: novas formas de participação pública
– Comunidades online: O universo das comunidades virtuais; vantagens e desvantagens das comunidades online.
– Redes Sociais: As redes sociais na Internet; Os meios de comunicação e as redes sociais.
– Media sociais: Ferramentas de media sociais; Como as redes sociais estão a mudar os media; Prós e contras dos media sociais.
A literacia nos Novos Media
Laboratório em aula.
Docente(s) responsável(eis)
Métodos de Avaliação
- - Exame - 100.0%
- - Trabalho Individual e/ou de Grupo - 60.0%
- - Frequência - 40.0%
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Bacon, J. (2012). The Art of Community: Building the New Age of Participation. Sebastopol: O’Relilly Media, Inc.
Baym, N. K. (2015). Personal Connections in the Digital Age – Digital Media and Society Series. Cambridge, UK: Polity Press.
Curran, J. and Hesmondhalgh, D. (2019). Media and Society. Bloomsbury Academic.
Fehrle, J and Schäfke-Zell, W. (2019). Adaptation in the Age of Media Convergence. Amsterdam: Amsterdam University Press.
Gilmor, D. (2010). Mediactive. San Francisco, USA: Creative Commons.
Hobbs, R. (2021). Media Literacy in Action: Questioning the Media. Roman & Littlefield.
Jenkins, H. (2019). Participatory Culture. Polity Press. ISBN:978-1-509-53847-8.
Manovich, L. (2020). Cultural Analytics. The MIT Press.
Patrão, C., Soeiro, D. & Parreiral, S. (2021). Media, Literacy and Education: Partners for Sustainable Development. In M. J. Yusha’u & J. Servaes (Ed.). The Palgrave Handbook of International Communication and Sustainable Development (pp.215-233). Palgrave Macmillan