Cultura dos Novos Media

Conhecimentos de Base Recomendados

N/A

Métodos de Ensino

O desenvolvimento das competências previstas nesta unidade curricular é potenciado por metodologias baseadas em sessões expositivas e ativas, nas quais se explora a capacidade dos alunos para ler e resumir informação bibliográfica, de forma possibilitar o debate dos conteúdos programáticos.

A avaliação contínua tomará em consideração a qualidade da participação nas aulas (presença e realização dos trabalhos práticos) e a classificação numa prova escrita.

O processo de avaliação de conhecimentos terá como eixo os trabalhos práticos realizados ao longo do semestre (60%) e uma prova escrita de avaliação (40%).

A avaliação por exame, a realizar no final do ano letivo, será baseada na realização de uma prova escrita, que versará sobre a totalidade do programa.

Resultados de Aprendizagem

Compreender o estudo dos novos media enquanto uma área multifacetada.

Caracterizar os Novos Media.

Compreender diferentes manifestações da Cibercultura, ao nível social, económico, educacional e político.

Programa

O que são os Novos Media?

     – Abordagens modernistas e pós-modernistas ao estudo dos Novos Media

     – Cinco princípios para diferenciar os Novos Media: representação numérica, modularidade, automação, variabilidade e transcodificação   

O movimento da Cibercultura

     – A Internet enquanto artefacto social e tecnológico

     – Novos hábitos de consumo de informação

     – A expansão do “grátis”

     – Tecnologias sociais e relações interpessoais

     – A sociedade em rede: novas formas de participação pública

     – Comunidades online: O universo das comunidades virtuais; vantagens e desvantagens das comunidades online.

     – Redes Sociais: As redes sociais na Internet; Os meios de comunicação e as redes sociais.

      – Media sociais: Ferramentas de media sociais; Como as redes sociais estão a mudar os media; Prós e contras dos media sociais.

A literacia nos Novos Media

Laboratório em aula.

Docente(s) responsável(eis)

Métodos de Avaliação

Exame
  • - Exame - 100.0%
Avaliação Contínua
  • - Trabalho Individual e/ou de Grupo - 60.0%
  • - Frequência - 40.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Bacon, J. (2012). The Art of Community: Building the New Age of Participation. Sebastopol: O’Relilly Media, Inc.

Baym, N. K. (2015). Personal Connections in the Digital Age – Digital Media and Society Series. Cambridge, UK: Polity Press.

Curran, J. and Hesmondhalgh, D. (2019). Media and Society. Bloomsbury Academic.

Fehrle, J and Schäfke-Zell, W. (2019). Adaptation in the Age of Media Convergence. Amsterdam: Amsterdam University Press.

Gilmor, D. (2010). Mediactive. San Francisco, USA: Creative Commons.

Hobbs, R. (2021). Media Literacy in Action: Questioning the Media. Roman & Littlefield.

Jenkins, H. (2019). Participatory Culture. Polity Press. ISBN:978-1-509-53847-8.

Manovich, L. (2020). Cultural Analytics. The MIT Press.

Patrão, C., Soeiro, D. & Parreiral, S. (2021). Media, Literacy and Education: Partners for Sustainable Development. In M. J. Yusha’u & J. Servaes (Ed.). The Palgrave Handbook of International Communication and Sustainable Development (pp.215-233). Palgrave Macmillan