Conhecimentos de Base Recomendados
N/A
Métodos de Ensino
A metodologia terá como princípio básico a interdisciplinaridade, promovendo o desenvolvimento e a formação de indivíduos autónomos e críticos. Metodologia: as aulas organizar-se-ão articulando momentos de intervenção estruturada pelos docentes, e momentos de partilha e debate em torno das questões em estudo, promovendo o desenvolvimento pessoal, social e cultural dos alunos. As metodologias a implementar assentam na lecionação de aulas essencialmente teóricas, onde serão favorecidos os métodos expositivo, interrogativo e ativo, assentando em casos práticos e trabalhos de investigação desenvolvidos pelos alunos. Durante as aulas desenvolver-se-ão atividades como o debate de artigos, apresentação e discussão de trabalhos e tertúlias.
Avaliação contínua
– Assiduidade; qualidade das intervenções orais; empenho; análise crítica de artigos; redação e apresentação oral de trabalho (60%).
– Trabalho escrito individual (40%)
Avaliação por exame
Exame escrito.(100%)
Resultados de Aprendizagem
-Entender a cultura gastronómica da Europa como expressão cultural e património imaterial;
Entender a importância da gastronomia enquanto elemento/fator no desenvolvimento;
– Reconhecer o produto gastronómico como potenciador do desenvolvimento evolução dos produtos turísticos na Europa;
-Identificar as principais regiões gastronómicas Europeias;
– Reconhecer rituais, tradições e hábitos gastronómicas das diversas regiões;
-Caracterizar as diferentes cozinhas dos diferentes países da Europa;
– Conhecer produtos endógenos e tradicionais das diferentes regiões europeias;
– Identificar produtos gastronómicos Europeus qualificados.
Programa
– A evolução histórica da gastronomia europeia: a Idade Média e o Comércio com o Oriente; O Renascimento e a gastronomia; França e o século de ouro na cozinha; consequências alimentares da Revolução Industrial e da Revolução Científica.
– Conceitos e definições 😮 Homem como reflexo da alimentação; as implicações afetivas, culturais e sociais da alimentação;
– A alimentação do Homem na atualidade: cultura, gastronomia e turismo na Europa;
– A Dieta Mediterrânica – Património Imaterial da Humanidade;
– Tendências alimentares e ofertas gastronómicas;
-Caracterização das principais regiões gastronómicas da Europa: Europa do Norte; Europa de Leste; Europa Central; Europa do Sul;
-Rituais, tradições e tendências associados à gastronomia dos diversos países da Europa;
– A difusão da cozinha francesa e italiana no contexto global;
-Produtos Europeus qualificados.
Docente(s) responsável(eis)
Métodos de Avaliação
- - Exame - 100.0%
- - Assiduidade e Participação - 60.0%
- - Trabalho Individual e/ou de Grupo - 40.0%
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Aguilera, César. (2001). História da Alimentação Mediterrânica. Lisboa: Terramar Editora.
Brillat-Savarin. (2010). Fisiologia do gosto. Relógio d’Água.
Câmara, Fortunato da. (2011). Alimentos ao sabor da História. Colares Editora.
Fladrin, Jean-Louis; Montanari, Massimo. (1998). História da alimentação I – Dos primórdios à Idade Média. Lisboa: Terramar Editora.
Fladrin, Jean-Louis; Montanari, Massimo. (2001). História da alimentação II – Da Idade Média aos tempos actuais. Lisboa: Terramar Editora.
Keay, John. (2007). A rota das especiarias. Casa das Letras.
Sampaio, Albino M. P. Forjaz de. (2002). Volúpia: (a nona arte: a gastronomia). Editorial Notícias, 2ª edição.
Silva, Carlos Guardado da (coord.). (2007). História da alimentação. Torres Vedras: Câmara Municipal de Torres Vedras.
Soares, Carmen; Dias, Paula Barata (coords.). (2012). Contributos para a história da alimentação na antiguidade. Coimbra: Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos da Universidade de Coimbra.