Cultura Visual

Conhecimentos de Base Recomendados

N/A

Métodos de Ensino

Utilizar-se-ão nesta disciplina duas estruturas metodológicas: a de exposição com demonstração e/ou ilustração e a de resolução de exercícios de aplicação, na qual os alunos terão oportunidade de investir os conhecimentos adquiridos. A avaliação periódica far-se-á através da realização de 1. um teste de carácter sumativo, cotado para 14 valores, 2. um exercício de análise visual cotado para 5 valores

Resultados de Aprendizagem

1. Apropriar-se das abordagens teóricas (procedentes da psicologia, das neurociências, da sociologia, da semiologia/semiótica, da história, da psicanálise, das teorias da comunicação e dos media) que explicam a nossa relação com as imagens/ 2. Compreender a função das imagens no sistema de produção e de reprodução social./ 3. Analisar os modos de conceptualização do mundo e o desenvolvimento cognitivo dos sujeitos operados pelas imagens/ 4. Valorizar e apreciar criticamente as mutações ocorridas nas imagens e nos olhares ao longo dos tempos, com especial incidência na era pós-fotográfica do “visual”, implementada pela tecnologia digital./ 5. Reconhecer as regras topológicas, estilísticas e retóricas utilizadas na construção das imagens./ 6. Reconhecer as áreas funcionais de desenvolvimento das imagens e das profissões a elas ligadas./ 7. Aplicar algumas noções da comunicação proxémica a imagens da arte, da publicidade e da propaganda.]]

Programa

1. Etimologia e marcas fundamentais da imagem/ 2. A pluralidade das imagens e do visual /3. Critérios de classificação das imagens/ 4. O carácter utópico de uma “Teoria da Imagem”/ 5. Características da percepção visual: os ensinamentos da Gestalt, da teoria da percepção-acção e das neurociências/ 6.Os cruzamentos da Gestalt com a Teoria Matemática da Comunicação e a vontade de domesticar a comunicação visual/ 7. Os estudos da Semiologia (Escola de Paris), da Semiótica (Peirce), da Sócio-Semiótica (M. Halliday) e da Semiótica Cognitiva/ 8.A perspectiva da Mediologia/ 9.O contributo dos Cultural Studies e da Teoria Crítica/ 10. A aproximação psicanalítica/ 11. Efeitos da imagética electrónica

Docente(s) responsável(eis)

Métodos de Avaliação

Exame
  • - Exame - 100.0%
Avaliação Periódica
  • - Frequência - 70.0%
  • - Exercicio de Análise Visual - 30.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

CALADO, Isabel (2017).A Reconquista do invisível pelas imagens: uma história que não se repete. Comunicação Pública, vol12 nº22.

URL: http://cp.revues.org/1368 ISSN: 2183-2269.

CALADO, Isabel (2012) .Misturas nas imagens: algumas propostas de (des)arrumação. Media & Jornalismo. Nº 20: Primavera/Verão. Centro de Investigação Media e Jornalismo

CALADO, Isabel (2010).A imagem sob o signo da fabricação: materialidade e técnicas na modelação da arte e da cultura. Estudos do Século XX, nº10.

CALADO, Isabel (2010). Ícone. In Dicionário Crítico de Arte, Imagem, Linguagem e Cultura [aplicação interactiva do Museu do Côa – www.arte-coa.pt].

CALADO, Isabel (2008). A Crise das Imagens. Estudos do Século XX, nº8

CALADO, Isabel (1994).A utilização educativa das imagens. Porto: Porto Editora. KRESS, Gunther; VAN LEEUWEN, Theo (1996) – Reading images. Londres:Routledge.