Conhecimentos de Base Recomendados
Agricultura Geral e Agrometeorologia
Solos e Fertilização em Produção Biológica
Proteção contra Pragas, Doenças e Infestantes
Gestão do Solo
Máquinas Agrícolas
Métodos de Ensino
As metodologias de ensino utilizadas têm como finalidade proporcionar uma eficaz transmissão de conhecimentos e um clima de diálogo com os alunos que favoreça e consolide o processo de ensino aprendizagem. Nas aulas teórico-práticas é feita a explicação dos princípios necessários ao desenvolvimento dos conteúdos programáticos e à aquisição das competências definidas. Procura-se a participação dos alunos na adaptação dos conhecimentos adquiridos à resolução de situações concretas. O estudo de casos concretos trabalhados pelos alunos são apresentados e discutidos na sala de aula com a participação ativa e crítica do docente e dos alunos.
Resultados de Aprendizagem
1. Avaliar a importância das culturas arvenses biológicas de outono-inverno na região, no país e no mundo;
2. Conhecer as principais culturas a arvenses biológicas cultivadas no outono-inverno;
3. Avaliar situações particulares e atuais das culturas arvenses biológicas, na época de outono-inverno;
4. Enquadrar a condução das culturas arvenses biológicas em outono-inverno numa perspetiva ecológica.
Programa
Principais zonas e regiões de produção de culturas arvenses biológicas de outono-inverno, ou passíveis de virem a ser utilizadas como tal, a nível nacional e internacional;
Áreas cultivadas, produções e rendimentos obtidos;
Estrangulamentos, a nível nacional e internacional, no domínio das culturas arvenses biológicas de outono-inverno;
Identificação das culturas nas diferentes fases do seu ciclo vegetativo;
Ciclo vegetativo e ciclo cultural: aplicação às culturas estudadas;
Principais exigências das culturas e respetivas técnicas culturais: especificidades das culturas arvenses biológicas em outono-inverno;
Apreciação crítica das opções culturais seguidas/preconizadas;
Avaliação da produção final das culturas arvenses biológicas de outono-inverno, em termos qualitativos e quantitativos;
Estratégias ecológicas para obtenção de um dado produto final;
Perspetivas para o futuro, numa ótica de desenvolvimento ambientalmente amigável e duradouro;
Impactes das estratégias definidas.
Docente(s) responsável(eis)
Estágio(s)
NAO
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