Database Marketing

Resultados de Aprendizagem

Esta unidade curricular permitirá ao aluno uma compreensão clara da importância dos dados em
marketing. No final deste curso, os alunos deverão ser capazes de descrever os principais conceitos
relacionados com o database marketing, descrever e aplicar a técnicas de análise de dados para database
marketing, construir e manter uma base de dados de clientes; segmentar clientes, planear e conceber
testes de marketing, planear e testar campanhas de database marketing, avaliar financeiramente o
desempenho de uma campanha de database marketing, e estabelecer medidas apropriadas para uma
determinada campanha de marketing de banco de dados. No fim do curso espera-se que os alunos sejam
capazes de colaborativamente desenvolver e apresentar campanhas de database marketing nas suas
empresas para a promoção de produtos/serviços, com a aplicação de conceitos e técnicas abordadas no
curso.

Programa

1. Fundamentos de Database Marketing
2. Desenvolvimento estratégico de bases de dados para Marketing
3. Definição de requisitos de dados de clientes
4. Análise dos dados dos clientes
5. Construção de bases de dados
6 Segmentação dos clientes
7. Planear e conceber testes de Marketing
8. Marketing Databases e a Internet
9. Social media
10. Campanhas de Database Marketing
11. Data Mining

Docente(s) responsável(eis)

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

1. Principles of Direct, Database and Digital Marketing, Alan Tapp, Ian Whitten, Matthew Housden, Pearson,
5 edition, 2013.
2. Database Marketing: Analyzing and Managing Customers, Robert C. Blattberg, Byung-Do Kim, Scott A.
Neslin, Springer, 2009.
3. Internet Marketing: WITH “Principles of Direct and Database Marketing” AND “Research Methods for
Business Students”: Strategy, Implementation and Practice, Dave Chaffey, Alan Tapp, Mark Saunders,
Adrian Thornhill, Philip Lewis, Financial Times/ Prentice Hall; 1 edition, 2008.
4. Optimal Database Marketing: Strategy, Development, and Data Mining, Ronald G. Drozdenko, Perry D.
Drake, SAGE Publications, 2002.
5. Principles of Direct and Database Marketing, Alan Tapp, Financial Times/ Prentice Hall; 4 edition, 2008.