Dependências e Sociedade

Métodos de Ensino

A UC será desenvolvida segundo um modelo teórico-prático com exposição estruturada dos conteúdos e respetiva análise e discussão ou debate. Utilizar-se-á uma metodologia interrogativa e interativa prévia à apresentação dos principais conteúdos e conceitos, e demonstração/exemplificação dos mesmos através da sua aplicação prática em situações quotidianas e recorrendo, sempre que se justifique, a meios audiovisuais. Contemplará, também, momentos de trabalho em pequenos grupos, com apoio tutorial.
Os alunos serão avaliados através de trabalho escrito (50%) e sua defesa oral individual (50%), sobre os conteúdos abordados na UC, que revele a extensão e profundidade dos conhecimentos teóricos adquiridos; a capacidade para refletir sobre esses mesmos conteúdos e de perspetivar/identificar soluções, alternativas e intervenções nos domínios da Educação para a Saúde. A avaliação pode, também, ser feita através da realização de um exame escrito, durante as épocas designadas para o efeito.

Resultados de Aprendizagem

Adquirir conhecimentos relativos à importância dos comportamentos aditivos e da sua relação com a saúde, numa perspectiva neurobiológica e social.
Conhecer as principais teorias de mudança comportamental e aplicá-las em Programas de Educação para a Saúde.
Competências a adquirir:
Capacidade de elaborar e aplicar um programa de educação / promoção da saúde, integrando os conceitos adquiridos.

Programa

– Classificação dos tipos de dependências
– Causas e consequências da adição
– Neurobiologia da adição
– Análise dos Fenómenos Sociais e Urbanos associados aos comportamentos desviantes e de Risco
– Comportamentos Desviantes, Suas Vivências Urbanas e a Droga
– Mau Uso e Abuso de Substâncias Psico-activas – Recurso à “Mala de Prevenção”
– Desmitificar Conceitos
– Psicopatologias Associadas aos Consumos
– Dependências Sociais
– Tratamento de Pessoas Dependentes
– Redução de riscos e Minimização de Danos

Métodos de Avaliação

Trabalho escrito
  • - Trabalho escrito - 50.0%
  • - Defesa oral individual - 50.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Ferreira-Borges, C. & Filho, H.C. (coord.) (2004). Usos, abusos e dependências: alcoolismo e toxicodependência. Lisboa: Climepsi

Galhardo, A. & Marques, P. (2004). Descobre outros prazeres. Coimbra: AAC.
Hachet, P. (2005). Estes putos que fumam charros. Coimbra: Quarteto.
Koob, G. F. & Simon, E. J. (2009).The Neurobiology of Addiction: Where We Have Been and Where We Are Going. J Drug Issues. Jan; 39(1): 115–132.
Valleur, M.&Matysiak, J-C. (2005).Las nuevas adicciones del siglo XXI: sexo, pasión y videojuegos. Barcelona: Paidós.