Conhecimentos de Base Recomendados
N/A
Métodos de Ensino
Não disponível.
Resultados de Aprendizagem
No final da unidade curricular o aluno deverá ficar habilitado a:
1. entender o funcionamento dos sistemas operativos para dispositivos móveis e as suas especificidades
2. entender as vantagens e desvantagens no desenvolvimento de aplicações móveis
3. desenvolver aplicações nativas para dispositivos móveis
4. desenvolver aplicações cross-platform
Programa
1. Conceitos sobre sistemas móveis, sistemas disseminados e sistemas ubíquos
2. Conceitos sobre desenvolvimento de aplicações para dispositivos móveis
3. Programação de aplicações para dispositivos móveis
4. Componentes de uma aplicação móvel
5. Ciclo de vida de uma aplicação
6. Definição de ecrãs e componentes visuais
7. Interação com o utilizador
8. Visualização de listas de dados
9. Persistência de dados
10. Realização de tarefas assíncronas
11. Comunicação com outros dispositivos e Web services
12. Sistemas de localização
13. Sensores
14. Captura de imagens
15. Desenvolvimento de aplicações cross-platform
16. Vantagens e desvantagens do desenvolvimento cross-platform
17. Desenvolvimento de aplicações baseado em componentes
18. Deployment de aplicações móveis
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Griffiths, D., & Griffiths, D. (2017). Head First Android Development: A Brain-Friendly Guide (2nd ed.). O’Reilly
Media.
Labiod, H., Afifi, H., & De Santi, C. (2010). Wi-Fi, Bluetooth, Zigbee and Wimax. Springer.
Li, W.-M. (2012). Beginning Android 4 Application Development. Wrox.
Mednieks, Z., Dornin, L., Meike, G., & Nakamura, M. (2012). Programming Android: Java Programming for the
New Generation of Mobile Devices (2nd ed.). O’Reilly.
Schiller, J. (2003). Mobile Communications (2nd ed.). Addison-Wesley.