Conhecimentos de Base Recomendados
Noções básicas de ciência e tecnologia alimentar.
Métodos de Ensino
Cada tópico é inicialmente exposto pelo docente seguindo-se a sua aplicação em cálculo ou em trabalho de grupo, recorrendo a pesquisa ou desenvolvimento de ideias e conceção pelo grupo. O trabalho de desenvolvimento de um novo produto é realizado em grupo cuja composição é indicada pelos docentes.
Resultados de Aprendizagem
Os objetivos do curso trabalhados nesta UC são o “desenvolvimento de novos produtos alimentares” e a “liderança e trabalho em equipa”.
Os objetivos específicos são:
1. Concebe um novo conceito após realização de brainstorming e de estudo de mercado. Identifica e argumenta a opção mais adequada para proteção da propriedade industrial.
2. Utiliza a ferramenta de previsão de tempos de vida de produtos alimentares para resolver casos de estudo.
3. Reconhece temas das ciências do consumo pertinentes ao DNP, expondo e debatendo diversos temas.
4. Organiza o trabalho em equipa, tendo em consideração os estilos de aprendizagem de cada um dos membros e as necessidades do trabalho.
5. Trabalha eficientemente em equipa para cumprir os restantes resultados de aprendizagem demonstrando capacidade para planear, dividir tarefas e estabelecer acordos.
Programa
1. Organização da investigação, desenvolvimento e inovação (IDI) nas empresas.
2. Gestão de projetos.
3. Processo de DNP.
4. Propriedade Industrial.
5. Previsão do tempo de vida de produtos alimentares.
Docente(s) responsável(eis)
Métodos de Avaliação
- - relatório - 30.0%
- - teste - 40.0%
- - apresentação oral - 30.0%
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Gordon W. Fuller, New Food Product Development: From Concept to Marketplace, 3rd ed., CRC Press 2011. ISBN 978-1439818640
Moskowitz H. R., Porreta S., Silcher M. – Concept Research in Food Product Design and Development . Wiley, 2008 . Online ISBN: 9780470290132
M. Crawford and A. Di Benedetto, New products management, 11th ed., MacGraw Hill, 2015. ISBN: 978-0078029042
K.T. Ulrich and S.D. Eppinger, Product Design and Development, 6th ed., McGraw Hill, 2016. ISBN: 978-0078029066
António Ramos Pires. 1999. Inovação e Desenvolvimento de Novos Produtos. Edições Sílabo, ISBN 972-618-203-4.
Viky T., Toma D., Gons E. – The Corporate Startup: Vakmedianet, ISBN 978-94-627-6150-6
Apontamentos e recurso a endereços de internet a indicar pelos docentes da UC.