Conhecimentos de Base Recomendados
N/A
Métodos de Ensino
▣Ensino e Aulas: T, expositiva; PT, experimental/laboratorial; PL, recolha de dados, observação direta do comportamento, PL. ▣ UC de avaliação exclusivamente contínua [100% = 20 valores]: 1. 50%: Prova prática/apresentação oral ; 2. 30%: Trabalho experimental, em laboratório ou campo de recolha de dados ; 3. 20%: Participação presencial em aulas PL de recolha de dados (sem tolerância horária inicial face à hora e local notificados). ▣Avaliação frequência/contínua/periódica: Aprovado se classificação ≥60% em 2 e em 3. ▣Avaliação exame (recurso/melhoria/especial): se cumprir as seguintes condições específicas de acesso ao exame [ponto 8 do 13.º artigo do Regulamento Académico do 1.º Ciclo de Estudos ($) da ESE-IPC]: 1. Classificação no trabalho experimental ≥60% ; 2. Participação presencial em aulas PL de recolha de dados ≥ 90%. ▣ Exame com provas teórica (70%/100%) e prática (30%/100%) na classificação final. Admissão oral: cf. com $.
Resultados de Aprendizagem
1. Conhecer os fundamentos e aplicações do Desenvolvimento Motor (DM) como área de estudo do comportamento motor (CM).
2. Compreender os conceitos básicos e a terminologia fundamental utilizada em DM.
3. Identificar e compreender variáveis e indicadores do desenvolvimento.
4. Conhecer a evolução dos principais conceitos, processos de identificação de variáveis e indicadores morfológicos e da composição corporal.
5. Compreender a variabilidade do processo de desenvolvimento, e principais influências internas externas.
6. Analisar o processo de desenvolvimento humano partindo da conceção de fases de desenvolvimento, na ótica da maturação e do desenvolvimento da ação motora.
7. Conhecer os instrumentos e técnicas de análise, avaliação e controle do DM e aplicar tais instrumentos na observação e análise do CM
Programa
1. Conceitos fundamentais em desenvolvimento motor;
2. Avaliação do desenvolvimento e competência motora: MCA
3. Bases teóricas do desenvolvimento motor;
4. Auxologia, crescimento e maturação. Desenvolvimento da composição corporal.
5. Desenvolvimento dos sistemas corporais;
6. Interações entre restrições do indivíduo, do ambiente e da tarefa;
7. Desenvolvimento motor inicial;
8. Princípios do movimento e da estabilidade;
9. Desenvolvimento da locomoção humana;
10. Desenvolvimento do sistema sensorial;
11. Desenvolvimento percetivo-motor;
12. Perceção e ação no desenvolvimento;
Docente(s) responsável(eis)
Métodos de Avaliação
- - Prova prática/apresentação oral - 50.0%
- - Assiduidade e Participação - 20.0%
- - Trabalho laboratorial ou de campo - 30.0%
- - Prova prática - 30.0%
- - Prova teórica - 70.0%
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Lohman T, Roche A, Martorell R (1988). Anthropometric Standardization Reference Manual. Human Kinetics. Champaigne.
Haywood & Getchell N (2014). Life Span Motor Development. Human Kinetics.
Neto, C. (1995). Motricidade e Jogo na Infância. Brasil: Editora Sprint, Lda.
Gallahue D & Ozmun J (2005). Compreendendo o Desenvolvimento Motor. São Paulo: Phorte Editora.
Gabbard C (1992). Lifelong motor development. Madison: Brown & Benchmark Publishers.
Malina R, Bouchard C, Bar-Or (2004). Growth, Maturation and Physical Activity. Human Kinetics. Champaigne.
Neto, C. (1997). Jogo & Desenvolvimento da Criança. Cruz Quebrada: Edições FMH.
Cordovil, R. & Barreiros,J,. (2014). Desenvolvimento motor na infância. Lisboa: Edições FMH.
Carter, J & Heath B (1990). Somatotyping – development and applications. Cambridge Studies in Biological Anthropology. Cambridge. Cambridge University Press.
Roche, A & Sun, S (2003). Human growth: assessment and interpretation. Cambridge. University Press.