Design Gráfico I

Conhecimentos de Base Recomendados

N/A

Métodos de Ensino

6.1 As opções metodológicas centrar-se-ão em duas componentes pedagógicas fundamentais:

– Componente teórico-prática – exposição oral centrada nos conteúdos previstos e estudo e apresentação de obras/produções;

– Componente prática – desenvolvimento de trabalhos sob orientação docente.

 

6.2. Avaliação

 

6.2.1. Avaliação contínua

A avaliação contínua obedecerá a critérios que serão explicitados nos enunciados e/ou outros elementos apresentados, de acordo com as seguintes componentes e pesos:

Componente Teórico-prática – 35%

Componente Prática – 65%.

 

6.2.2. Exame

A avaliação por exame obedecerá a critérios que serão explicitados no enunciado, de acordo com as seguintes componentes e pesos:

Componente teórica – 25%;

Componente prática – 75%.   

Resultados de Aprendizagem

3.1 Adquirir conhecimentos sobre o princípios gerais do design gráfico, a prática projetual e as fases de desenvolvimento de um produto, desde o briefing até a aprovação do projeto;
3.2 Aquisição de saberes teóricos, práticos, técnicos e estéticos necessários à comunicação visual de conceitos/ideias;
3.3 Saber analisar soluções alternativas num projeto de design gráfico, tendo subjacentes a mensagem visual e a informação a transmitir a um determinado público-alvo, utilizando as técnicas de composição gráfica;
3.4 Desenvolver processos de recolha, análise e seleção de informação orientados para a definição de estratégias fundamentadas e criativas;
3.5 Saber conceber, planificar e organizar projetos gráficos, nomeadamente, de design de identidade.

Programa

4.1 Design Gráfico

4.1.1 Princípios do design de gráfico

4.1.2 Design gráfico e comunicação visual

4.1.3 Projetos e categorias de design gráfico

4.2 Prática projetual em design gráfico

4.2.1 Fase analítica

4.2.2 Fase criativa

4.2.3  Fase de conceção

4.3 Design e identidade

4.3.1 Design de identidade e imagem corporativa

4.3.2 Logótipo, símbolo e logomarca

4.3.3 Manual de identidade    

Docente(s) responsável(eis)

Métodos de Avaliação

Avaliação Contínua
  • - Trabalho Individual e/ou de Grupo - 35.0%
  • - Trabalho de Grupo (componente prática) - 65.0%
Exame
  • - Componente Teórica - 25.0%
  • - Componente Prática - 75.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Adams, S.; Dawson, P; Foster, J. & Seddon, T. (2020). Graphic Design Rules: 365 Essential Dos and Don’ts. Princeton Architectural Press

Airey, D. (2014). Logo Design Love: A Guide to Creating Iconic Brand Identities. Peachpit Press

Bokhua, G. (2022). Principles of Logo Design: A Practical Guide to Creating Effective Signs, Symbols, and Icons. Rockport Publishers

Chaves, N. (2013). La imagen corporativa, teoría y práctica de la identificación institucional. Editoral Gustavo Gili.

Dabner, D.; Stewart, S. & Vickress, A. (2020). Graphic Design School. Thames Hudson

Evamy, M. (2021). Logo, revised edition. Laurence King Publishing

Lupton, E. (2016). Intuição, Ação, Criação, Graphic Design Thinking. Editoral Gustavo Gili.

Muller, J. & Wiedemann, J. (2022). Logo Beginnings. Taschen

Wheeler, A. (2019). Design de Identidade da Marca. Bookman