Conhecimentos de Base Recomendados
N/A
Métodos de Ensino
6.1 As opções metodológicas centrar-se-ão em duas componentes pedagógicas fundamentais:
– Componente teórico-prática – exposição oral centrada nos conteúdos previstos e estudo e apresentação de obras/produções;
– Componente prática – desenvolvimento de trabalhos sob orientação docente.
6.2. Avaliação
6.2.1. Avaliação contínua
A avaliação contínua obedecerá a critérios que serão explicitados nos enunciados e/ou outros elementos apresentados, de acordo com as seguintes componentes e pesos:
Componente Teórico-prática – 35%
Componente Prática – 65%.
6.2.2. Exame
A avaliação por exame obedecerá a critérios que serão explicitados no enunciado, de acordo com as seguintes componentes e pesos:
Componente teórica – 25%;
Componente prática – 75%.
Resultados de Aprendizagem
3.1 Adquirir conhecimentos sobre o princípios gerais do design gráfico, a prática projetual e as fases de desenvolvimento de um produto, desde o briefing até a aprovação do projeto;
3.2 Aquisição de saberes teóricos, práticos, técnicos e estéticos necessários à comunicação visual de conceitos/ideias;
3.3 Saber analisar soluções alternativas num projeto de design gráfico, tendo subjacentes a mensagem visual e a informação a transmitir a um determinado público-alvo, utilizando as técnicas de composição gráfica;
3.4 Desenvolver processos de recolha, análise e seleção de informação orientados para a definição de estratégias fundamentadas e criativas;
3.5 Saber conceber, planificar e organizar projetos gráficos, nomeadamente, de design de identidade.
Programa
4.1 Design Gráfico
4.1.1 Princípios do design de gráfico
4.1.2 Design gráfico e comunicação visual
4.1.3 Projetos e categorias de design gráfico
4.2 Prática projetual em design gráfico
4.2.1 Fase analítica
4.2.2 Fase criativa
4.2.3 Fase de conceção
4.3 Design e identidade
4.3.1 Design de identidade e imagem corporativa
4.3.2 Logótipo, símbolo e logomarca
4.3.3 Manual de identidade
Docente(s) responsável(eis)
Métodos de Avaliação
- - Trabalho Individual e/ou de Grupo - 35.0%
- - Trabalho de Grupo (componente prática) - 65.0%
- - Componente Teórica - 25.0%
- - Componente Prática - 75.0%
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Adams, S.; Dawson, P; Foster, J. & Seddon, T. (2020). Graphic Design Rules: 365 Essential Dos and Don’ts. Princeton Architectural Press
Airey, D. (2014). Logo Design Love: A Guide to Creating Iconic Brand Identities. Peachpit Press
Bokhua, G. (2022). Principles of Logo Design: A Practical Guide to Creating Effective Signs, Symbols, and Icons. Rockport Publishers
Chaves, N. (2013). La imagen corporativa, teoría y práctica de la identificación institucional. Editoral Gustavo Gili.
Dabner, D.; Stewart, S. & Vickress, A. (2020). Graphic Design School. Thames Hudson
Evamy, M. (2021). Logo, revised edition. Laurence King Publishing
Lupton, E. (2016). Intuição, Ação, Criação, Graphic Design Thinking. Editoral Gustavo Gili.
Muller, J. & Wiedemann, J. (2022). Logo Beginnings. Taschen
Wheeler, A. (2019). Design de Identidade da Marca. Bookman